Alcaraz bate Djokovic, conquista o Australian Open e entra para a história

Carlos Alcaraz conquistou o Australian Open pela primeira vez na carreira (Crédito: @australianopen)

Carlos Alcaraz fez história em Melbourne neste domingo. O número 1 do ranking derrotou Novak Djokovic por 3 sets a 1, com parciais de 2-6, 6-2, 6-3, 7-5, em três horas e dois minutos, para conquistar o título do Australian Open pela primeir avez na carreira e, aos 22 anos, tornar-se o homem mais jovem a conquistar o título em todos os quatro torneios do Grand Slam na Era Aberta do tênis.

“Acho que ninguém sabe o quanto eu trabalhei duro para conquistar este troféu. Eu corri atrás deste momento por muito tempo. A pré-temporada foi uma montanha-russa emocional… [Minha equipe] me incentivava a fazer as coisas certas todos os dias, então preciso dizer que sou muito grato a todos que estão ao meu lado agora”, afirmou Alcaraz.

No primeiro set, Djokovic jogou em alto nível, conseguiu uma quebra no quarto game e abriu 4-1. Com uma segunda quebra no oitavo game, o sérvio fechou a parcial em 6-2 e se animou na luta pelo 25º título de Grand Slam na carreira.

Porém, a partir do segundo set, Carlos Alcaraz assumiu o comando do jogo. O espanhol quebrou o saque do rival duas vezes no caminho para o segundo set e pareceu ter recuperado seu melhor tênis no terceiro set, com várias trocas de bola impressionantes em toda a quadra.

Djokovic lutou bravamente no quarto set, como de costume, salvando seis break points para confirmar o saque no segundo game. Mas o tenista de 38 anos não conseguiu reagir e manter seu aproveitamento perfeito em finais na Rod Laver Arena. Alcaraz quebrou o saque de forma decisiva no 12º game do quarto set para fechar o jogo com 6-4.

“Parabéns, Carlos. Um torneio incrível, duas semanas incríveis. Ao seu treinador, à sua família, à sua equipe. O que você tem feito, acho que as melhores palavras para descrever são histórico, lendário. Então, parabéns e desejo-lhe muita sorte para o resto da carreira. Você é tão jovem, tem muito tempo pela frente, assim como eu. Então, tenho certeza de que nos veremos muitas outras vezes nos próximos 10 anos.”

Alcaraz respondeu

“Quero falar sobre o Novak. Ele merece uma ovação, com certeza. Você fala de mim fazendo coisas incríveis, mas o que você está fazendo é realmente inspirador, não só para tenistas, mas para atletas do mundo todo. Você se dedica ao máximo todos os dias com sua equipe em todos os torneios que disputa e joga um tênis tão bom… Para mim, é uma honra compartilhar o vestiário e a quadra [com você] e assistir você jogar. Muito obrigado por tudo o que você está fazendo.”

Alcaraz agora é heptacampeão de Grand Slam em simples, igualando-se a John McEnroe e Mats Wilander, também membros do Clube dos Números 1 da ATP, na lista de todos os tempos. Com a vitória do espanhol em Melbourne, Alcaraz e seu grande rival Jannik Sinner conquistaram juntos os últimos nove títulos de Grand Slam, desde o triunfo de Djokovic no US Open de 2023.

Antes do domingo, o homem mais jovem a completar o Grand Slam de carreira na Era Aberta era Rafael Nadal, que estava nas arquibancadas da Rod Laver Arena para assistir ao duelo entre seus dois antigos rivais.

“Para mim, é um pouco estranho ver o Rafa nas arquibancadas. Acho que é a primeira vez que ele me vê jogar profissionalmente, se não me engano. Sei que você me assistia quando eu tinha 14 ou 15 anos, então já faz muito tempo. É uma grande honra jogar diante de você. Tivemos grandes batalhas na quadra… Agora, ver você assistindo à minha partida é um privilégio.”

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *