Pesquisar

João Fonseca vence primeiro jogo na Copa Davis mais jovem que Guga, Sinner e Alcaraz

João Fonseca venceu Botic Van e Zandschulp nesta quinta (Crédito: Green Filmes/CBT)

O Brasil perdeu os dois primeiros confrontos na fase de grupos da Copa Davis, diante de Itália e Holanda, mas ao menos os duelos reforçaram a esperança de dias melhores para o tênis brasileiro no futuro em um nome: João Fonseca.

O garoto, de apenas 18 anos e 22 dias, deu trabalho e foi elogiado pelo o ex-número 6 do mundo, Matteo Berrettini, e venceu nesta quinta Botic Van de Zandschulp, que eliminou Carlos Alcaraz no US Open deste ano.

João Fonseca conquistou a primeira vitória na Copa Davis mais jovem que Carlos Alcaraz, que o atual número 1 do mundo, Jannik Sinner, e até mesmo que Gustavo Kuerten. Os três ocuparam o topo do ranking mundial.

Conhecido por bater marcas de precocidade, Carlos Alcaraz , que nasceu em maio de 2003, só venceu o primeiro jogo na Copa Davis em março de 2022, contra o romeno Marius Copil. Na época, ele tinha 18 anos e dez meses.

Jannik Sinner, atual número 1 do mundo, nasceu em agosto de 2001 e ganhou o primeiro jogo de Copa Davis em novembro de 2021, contra o americano John Isner. Ele tinha 20 anos e três meses.

Gustavo Kuerten, único tenista brasileiro a ser número 1 do mundo, nasceu em setembro de 1976 e só ganhou a primeira partida de Copa Davis com 20 anos, em setembro de 1996, diante do austríaco Markus Hipfl.

Guga, aliás, rasgou elogios para João Fonseca na semana passada, em coletiva de imprensa para o lançamento do documentário Guga por Kuerten, do Disney+.

“Está vindo um menino como o João, que é uma tendência de sucesso enorme. É um garoto dos mais precoces existentes na história do tênis. Nunca teve algo tão fantástico assim para a gente criar perspectiva”, afirmou Gustavo Kuerten.

Após a vitória sobre Van de Zandschulp, João Fonseca comemorou a evolução mostrada em relação ao jogo contra Matteo Berrettini, quando ele admitiu que entrou em quadra um pouco nervoso.

“Hoje fui mais agressivo, senti o calor da torcida e da equipe e mantive um bom ritmo do início ao fim para dar essa vitória para o Brasil. Estou muito feliz com a partida e quero seguir assim no sábado. Vamos com tudo”, afirmou o garoto.

João Fonseca deve voltar às quadras no sábado para enfrentar a Bélgica no último confronto da fase de grupos da Copa Davis. O Brasil precisa de uma vitória e de uma combinação de resultados para conseguir classificação para as finais.

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais lidas

plugins premium WordPress