Thiago Monteiro está na segunda rodada do quali do Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada. Na madrugada desta terça-feira, o brasileiro venceu o australiano Jason Kubler, ex-top 30 e atual número 638 do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-4) e 7-6 (7-4), em uma hora e 56 minutos de partida.
Na segunda rodada, Thiago Monteiro vai enfrentar Valentin Royer, que venceu o australiano Marc Polmans por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-0. Se avançar, fará a final do quali contra o vencedor do confronto entre o belga Kimmer Coppejanse e o monegasco Valentin Vacherot.
O primeiro set seguiu sem quebras até o tie-break. Thiago Monteiro, então, chegou a abrir 5 a 1, o australiano reagiu e encostou em 5-4, mas o brasileiro venceu três pontos seguidos e fechou a parcial.
O segundo set seguiu sem quebras até o sétimo game, quando Thiago Monteiro aproveitou um dos três break points que teve na partida e quebrou o saque de Jason Kubler. O australiano respondeu no game seguinte e devolveu a quebra. O set foi novamente para o tie-break e o brasileiro repetiu o 7-4 para fechar o jogo.
Thiago Monteiro foi o primeiro brasileiro a avançar no quali do Australian Open. Na segunda, Gustavo Heide perdeu para o sérvio Laslo Djere e Felipe Meligeni Alves abandonou o jogo contra o francês Clement Chidekh.
Leia também: