Alexandra Eala faz história, derrota número 2 do mundo e está nas semifinais do WTA 1000 de Miami

Alexandra Eala faz história, derrota número 2 do mundo e está nas semifinais do WTA 1000 de Miami
Alexandra Eala está nas semifinais do WTA 1000 de Miami (|Crédito: @miamiopen)

Alexandra Eala fez história e avançou às semifinais do WTA 1000 de Miami, nos Estados Unidos. Na tarde desta quarta-feira, a jovem tenista das Filipinas derrotou a número dois do mundo, Iga Swiatek, por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 7-5, em uma hora e 39 minutos de partida.

Eala, de apenas 19 anos, é a primeira jogadora das Filipinas a chegar a uma semifinal da WTA, e agora tem a garantia de se tornar a primeira filipina a ser classificada dentro do Top 100 do raning na próxima segunda-feira. Ela é a terceira wild card a chegar às semifinais em Miami, seguindo Justine Henin em 2010 e Victoria Azarenka em 2018 — ambas ex-número 1 do mundo retornando de pausas prolongadas.

Número 140 do ranking, Eala venceu na campanha Jelena Ostapenko e Madison Keys, é apenas o segundo wild card a derrotar três ou mais campeãs do Grand Slam em um único evento de nível de torneio, seguindo Elina Svitolina em Wimbledon 2023. Antes de Miami, ela nunca havia derrotado uma oponente no Top 40, nem enfrentado uma no Top 20; ela agora possui duas vitórias sobre Top 10.

O resultado é apenas a terceira derrota de Swiatek para uma jogadora classificada fora do Top 100 em uma chave principal da WTA. Anteriormente, ela caiu para Karolina Muchova (nº 106 na época) na primeira rodada de Praga 2019 e Ana Konjuh (nº 338 na época) na terceira rodada de Miami 2021.

Nas semifinais, Alexandra Eala vai enfrentar a vencedora do confronto entre a americana Jessica Pegula, cabeça de chave número quatro, e a britânica Emma Raducanu, que acontece ainda nesta quinta-feira.

Alexandra Eala mudou-se para a Espanha para treinar na Rafa Nadal Academy aos 13 anos. Em 2022, ela conquistou o título juvenil do US Open e a popularidade explodiu nas Filipinas. No ano passado, em uma publicação nas redes sociais ao se formar na academia, ela agradeceu ao Tutor.

“Obrigado, Rafa. Você me influenciou de mais maneiras do que imagina. Ofereceu oportunidades inacreditáveis para mim e para inúmeras outras crianças. Por isso são tão grata”, afirmou a tenista.

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress