A Argentina conquistou a primeira vitória por equipes na United Cup de 2026, em Perth, na sexta-feira, contra a Espanha, graças aos triunfos de Sebastian Baez e Solana Sierra nas partidas de simples. Sierra, número 66 do mundo, garantiu a vitória para seu país no Grupo A com um triunfo por 6-4, 5-7, 6-0 sobre Jessica Bouzas Maneiro, depois que Baez derrotou Jaume Munar por 6-4, 6-4 na primeira partida da competição.
Guido Andreozzi e Maria Lourdes Carle, em seguida, derrotaram Yvonne Carvalle-Reimers e Inigo Cervantes por 7-6(6), 6-2 na partida de duplas mistas, garantindo à Argentina uma vitória convincente por 3 a 0. A seleção sul-americana enfrentará os Estados Unidos, cabeças de chave número 1 e atuais campeões, em sua última partida do Grupo A.
A Argentina espera avançar da fase de grupos pela primeira vez em três participações no torneio e contou com a ajuda de suas duas melhores jogadoras, a segunda e a primeira colocadas nos rankings da ATP e da WTA, respectivamente, para conquistar a vitória na estreia. Mas a garra de Sierra, em particular, foi um destaque ao longo de 2 horas e 2 minutos, quando ela se recuperou de forma enfática após perder uma vantagem de 5-2 no segundo set.
Sierra esteve a dois pontos de uma vitória em sets diretos duas vezes no segundo set, com 30-30 no saque em 5-3 e na devolução em 5-4. Mas, no fim das contas, ela precisou de três sets para superar a número 41 do mundo e conquistar sua terceira vitória na carreira contra uma adversária do Top 50. Ela perdeu apenas oito pontos no terceiro set, depois de ceder cinco games seguidos no segundo.
“Foi uma partida muito difícil. Tentei apenas me concentrar no meu jogo. Estava indo muito bem, mas quando estava perdendo por 5-2 no segundo set, não estava jogando tão bem. Mas estou muito orgulhosa de como continuei lutando no terceiro set”, disse a tenista, de 21 anos.
“Estou muito feliz por começar o ano competindo e representando a Argentina. É uma semana diferente, compartilhando a semana com toda a equipe. Estamos aproveitando cada momento.”
Mais cedo, na primeira partida da temporada 2026 do ATP Tour, o número 45 do mundo, Baez, derrotou Munar, dando à Argentina uma vantagem de 1-0. Fazendo sua estreia no torneio de equipes mistas, Baez, de 24 anos, venceu o espanhol por 6-4, 6-4 em uma hora e 43 minutos, em partida válida pelo Grupo A.
“Gostei muito deste momento, gostei do tempo em quadra, estou muito feliz por ter conquistado este ponto para a Argentina”, disse ele.
Depois de ambos os jogadores trocarem quebras de serviço no início do primeiro set, Baez assumiu o controle em 4-4, quebrando o saque de Munar e fechando o set no game seguinte. No segundo set, o argentino mostrou novamente muita calma, devolvendo a quebra logo após perder o saque, para abrir 4-3. Ele salvou quatro dos seis break points que enfrentou na partida.
“Estou feliz porque estou me recuperando de algumas dores e lesões dos últimos dois anos. Então, é claro que quero mais. Sei que posso mais. Estou confiante e acredito na minha equipe e no meu país”, compartilhou Baez.
Com a vitória, o argentino garantiu seu primeiro triunfo contra um Top 50 desde que derrotou o então número 46 do ranking, Mariano Navone, a caminho do título no Rio, em fevereiro passado.
Veja também: