
A ATP e a SURJ Sports Investment anunciaram hoje o lançamento de um novo torneio ATP Masters 1000, que será sediado na Arábia Saudita. Na primeira expansão da categoria de torneios, a Arábia Saudita se tornará a décima sede do ATP Masters 1000, juntando-se aos nove torneios existentes em Indian Wells, Miami, Monte Carlo, Madri, Roma, Toronto/Montreal, Cincinnati, Xangai e Paris. O torneio saudita começará já em 2028.
O acordo marca uma nova era para o tênis global e uma grande transformação esportiva na Arábia Saudita, trazendo os nomes mais celebrados do esporte ao país. O acordo se baseia na parceria estratégica existente entre a PIF (Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita) e a ATP. Como parte do acordo, o novo evento se juntará à ATP e aos torneios Masters 1000 existentes como acionista da ATP Media, o braço global de transmissão e mídia do Tour.
O torneio também se concentrará em acelerar o crescimento do esporte em todos os níveis. Um programa nacional de base, desenvolvido em parceria com a Federação Saudita de Tênis, promoverá inclusão, acessibilidade e desenvolvimento de talentos, inspirando a próxima geração de atletas e campeões sauditas e criando caminhos sólidos para a participação. Isso apoia parte da ambição mais ampla da PIF de desenvolver o esporte em todos os níveis e ajudar a impulsionar o desenvolvimento do tênis, tanto no esporte masculino quanto no feminino.
“Este é um momento de orgulho para nós e o resultado de uma jornada que levou anos para ser construída. A Arábia Saudita demonstrou um compromisso genuíno com o tênis – não apenas no nível profissional, mas também no desenvolvimento do esporte em todos os níveis. A ambição da PIF para o esporte é clara, e acreditamos que fãs e jogadores ficarão impressionados com o que está por vir. O fortalecimento de nossos eventos premium está impulsionando um crescimento recorde e uma transformação em todo o Tour, e somos gratos aos nossos parceiros da PIF e da SURJ por ajudarem a concretizar esse crescimento e compartilharem essa visão”, afirmou Andrea Gaudenzi, presidente da ATP.
“Trazer um evento ATP Masters 1000 para a Arábia Saudita é um grande passo para o tênis na região e um reflexo do nosso compromisso compartilhado com a ATP com o crescimento do esporte em todo o mundo. Este anúncio destaca a ascensão da Arábia Saudita como um importante destino para o esporte de classe mundial e fortalece nossa ambição de apoiar atletas, fãs e a comunidade do tênis em geral nos próximos anos. Temos orgulho de liderar esse esforço com nossos parceiros e estamos comprometidos em realizar um torneio que deixe um legado duradouro para o esporte”, afirmou Bander Bin Mogren, presidente da SURJ Sports Investment.
Com Riad sediando o WTA Finals desde 2024 e Jeddah como sede do Next Gen ATP Finals desde 2023, este último anúncio visa fortalecer a conexão do país com o tênis e inspirar uma base de fãs emergente com mais um vislumbre dos melhores jogadores do mundo.
Leia também:








