Atual campeã, a Itália avançou para a final da Billie Jean King Cup pelo terceiro ano consecutivo. Nesta sexta-feira, a equipe liderada por Jasmine Paolini venceu a Ucrânia por 2 jogos a 1. As italianas esperam na decisão a vencedora do confronto entre Estados Unidos e Grã-Betanha, que acontece neste sábado.
Jasmine Paolini foi a protagonista do confronto ao vencer a partida de simples e de duplas, ao lado de Sara Errani, depois de Marta Kostyuk dar o primeiro ponto para a Ucrânia.
Kostyuk venceu no primeiro jogo a italiana Elisabetta Cocciaretto por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-3. A ucraniana de 23 anos não sofreu um único break point e converteu quatro das oito chances de saque de Cocciaretto.
Número 8 do mundo, Jasmine Paolini venceu a ucraniana Elina Svitolina por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 3-6, 6-4 e 6-4. Svitolina, que liderava o confronto direto por 2 a 0, parecia a caminho de mais uma vitória após construir uma vantagem de 6-3 e 4-2. Mas Paolini reagiu com força, conquistando sua sexta vitória em suas últimas sete partidas na Billie Jean King Cup, empatando o jogo em 1 a 1.
Para garantir a vaga na final, a Itália recorreu à experiente dupla de duplas, Jasmine Paolini e Sara Errani, para finalizar o jogo. Elas enfrentaram Marta Kostyuk e Lyudmyla Kichenok e venceram por 2 sets a 0, com um duplo 6-2.