A Bélgica conquistou uma vitória histórica sobre a França e garantiu vaga nas semifinais da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. Zizou Bergs garantiu o ponto decisivo com uma impressionante vitória obre Arthur Rinderknech por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 7-6 (7-4), depois de Raphael Collignon ter dado um bom início à equipe com uma virada espetacular sobre Corentin Moutet por 2-6, 7-5 e 7-5.
A vitória terá um sabor especial, já que a equipe vinha de quatro derrotas consecutivas para os vizinhos, incluindo a final de 2017.
“Claro que é bom termos conseguido vencer hoje, porque não ganhávamos desde 1997. É muito tempo. Estamos perdendo em todos os esportes também. Então, pelo menos agora temos uma boa vitória para trazer para casa. Tivemos uma preparação muito boa para esta partida. Estávamos todos prontos para entrar em quadra. Acho que vimos isso hoje. Eu disse a eles que não me importo se ganharmos ou perdermos, só me importo se derem o seu melhor, se lutarem. Quero me orgulhar de vocês depois das partidas. Hoje posso dizer que estou orgulhoso deles”, disse o capitão Steve Darcis.
Nas semifinais, a Bélgica vai enfrentar o vencedor do confronto entre a atual campeã, Itália, desfalcada de Jannik Sinner e Lorenzo Musetti, e Áustria. Nos outros duelos das quartas, na quinta, a Espanha, sem Carlos Alcaraz, enfrenta a República Tcheca, e a Argentina encara a Alemanha.