O Brasi foi campeão masculino e feminino do Sul-Americano de 12 anos, disputado em Luque, no Paraguai. Neste sábado (30), os meninos venceram a Argentina, por 2 a 0, enquanto as meninas bateram a Colômbia, por 3 a 0. Após terminarem a competição de forma invicta, as equipes garantiram vagas para a Copa COSAT da mesma categoria, no final do ano, com local a ser definido.
A disputa masculina começou com emoção. O gaúcho Vitor Moraes saiu atrás no placar diante do argentino Lucio Guarasci, mas colocou os brasileiros na frente com uma vitória de virada, por 2/6 7/6 6/4. Na sequência, o paulista Dante Monte garantiu o título na categoria ao vencer Juan Ignacio Assi, por 6/1 6/3.
Para o capitão da equipe masculina, Douglas Júnior, a conquista teve início já no primeiro dia da competição.
“Fizemos uma ótima semana no Paraguai, onde quase não perdemos sets. Por isso o título é merecido e seguimos firmes para a Copa COSAT”, comentou.
Entre as meninas, a paranaense Eduarda Gomes colocou o Brasil em vantagem após vencer Manuella Medina de virada, por 3/6 7/6 6/4. A confirmação do primeiro lugar veio com a paulista Gabriela Carvalho, que bateu Camila Soto, por 7/5 6/3. Carvalho e Gomes ainda jogaram as duplas contra Soto e Pamela Duque e venceram, por 6/1 7/6.
O capitão da equipe feminina, Eder Barboza, destacou a união do grupo para superar os momentos importantes do Sul-Americano.
“Tivemos um período muito produtivo aqui em Luque. As atletas foram resilientes e unidas do primeiro jogo à final, sem perder o foco”, pontuou.
Confira os resultados das finais:
Masculino
Time Brasil BRB 2 x 0 Argentina
Vitor Moraes (BRA) d. Lucio Guarasci (ARG) – 2/6 7/6 6/4
Dante Monte (BRA) d. Juan Ignacio Assi (ARG) – 6/1 6/3
Feminino
Time Brasil BRB 3 x 0 Colômbia
Eduarda Gomes (BRA) d. Manuella Medina (COL) – 3/6 6/1 6/3
Gabriela Carvalho (BRA) d. Camila Soto (COL) – 7/5 6/3
Gabriela Carvalho (BRA)/Eduarda Gomes (BRA) d. Pamela Duque (COL)/Camila Soto (COL) – 6/1 7/6
Leia também: