O Brasil estreou com vitória, nesta segunda-feira (5), no Campeonato Sul-Americano de tênis de 16 anos, que está sendo disputado até sábado (10), em Lima, no Peru, com a equipe feminina vencendo a Bolívia, por 3 a 0, e a masculina por 2 a 1.
A gaúcha Ana Cruz abriu o confronto feminino com uma vitória sobre a boliviana Nicole Jimenes, por 7/5 6/1, enquanto a paulista Nauhany Silva derrotou Vallery Sumoya, por duplo 6/0. Nas duplas, mais um bom resultado do Brasil, com Ana e Nauhany derrotando Nicole e Luciana Trigosso, por 6/1 6/0.
“Foi uma ótima estreia”, comemorou Haroldo Zwetsch, capitão da equipe feminina. “As meninas foram muito consistentes e conseguiram jogar um bom nível de tênis”, acrescentou.
O próximo adversário será a Colômbia, na quarta-feira. O Brasil está no Grupo A junto com Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela.
Já a equipe masculina anotou a primeira vitória contra a Bolívia com o gaúcho Pedro Dietrich passando por Alejandro Bejarano, por 6/2 6/0. Depois, o paulista Thomas Miranda ampliou a vantagem brasileira ao vencer Leonardo Suarez, por 6/0 6/1. Nas duplas, Leonardo Storck e Dietrich chegaram a ter quatro match-points, mas foram superados por Bejarano e Suarez, por 4/6 6/1 14-12.
“Apesar de todo primeiro jogo ser tenso, foi uma estreia tranquila. Os meninos jogaram bem, foram consistentes, fizeram o que tinham que fazer e o resultado foi bom para nós. Fomos muito bem nas duas simples e fizemos um jogo bem disputado nas duplas”, analisou Rodrigo Ferreiro, capitão da equipe masculina.
A equipe masculina volta à quadra, nesta terça-feira, para enfrentar o Chile. O Brasil integra o Grupo A ao lado de Bolívia, Chile, Equador e Uruguai.
Os campeões e vices do Sul-Americano conquistam vagas para a Copa Davis Júnior e Billie Jean King Cup Junior, que acontecem de 11 a 17 de novembro, em Antália, na Turquia.
Formato
A competição é dividida em dois grupos e acontece no formato round-robin (todos contra todos). Após o final da fase classificatória, os líderes de cada grupo jogam a final. Realizado no formato por equipes, cada confronto possui três partidas, sendo as duas primeiras de simples e a última de duplas. Vence quem alcançar duas vitórias.
Leia também: