Brasil terá três representantes no tênis de cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos de Paris

O Brasil terá três representantes do torneio de tênis em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos de Paris, que acontecem neste mês.
Brasil terá três representantes no tênis nos Jogos Paralímpicos de Paris (Crédito: Divulgação)

O Brasil vai marcar presença na disputa do Tênis em Cadeira de Rodas dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Nesta quinta-feira (18), foram convocados três brasileiros na modalidade do evento, que acontece de 28 de agosto a 8 de setembro, nas quadras de Roland Garros.

A lista foi definida com base no ranking ITF do dia 15/07. Na categoria Masculino Open, Daniel Rodrigues (#19) e Gustavo Carneiro (#37) jogam nas chaves de simples e duplas. Já na categoria Quad, Ymanitu Silva (#11) estará presente na chave de simples. Os atletas estarão acompanhados dos treinadores Raphael Oliveira e Vinícius Cyrillo, além da coordenadora da modalidade, Patricia Cavalheiro. O TCR está marcado para 30 de agosto a 7 de setembro

Além dos atletas já confirmados, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estão enviando solicitações de bipartite (convite) à Federação Internacional de Tênis (ITF) para que mais brasileiros disputem os jogos.

Para o vice-presidente da CBT, Jesus Tajra, o TCR é um dos esportes que mais se desenvolveu nos últimos anos no mundo e o Brasil segue acompanhando esse crescimento.

“Graças a um trabalho incansável da CBT e do CPB, nossos atletas têm conquistado cada vez mais espaço no circuito. Prova disso é que estamos chegando nos Jogos Paralímpicos após uma campanha histórica no Parapan de Santiago. Estamos muito felizes e esperançosos de que eles alcancem voos altos em Paris”, destacou.

Conheça os atletas

Masculino Open

Daniel Rodrigues

O mineiro Daniel Rodrigues, de 37 anos, nasceu com má-formação na perna direita (20 centímetros menor do que a esquerda). Em 2013, decidiu amputar a perna e usar prótese. Atualmente é o número 19 do Ranking ITF e possui 77 títulos entre simples e duplas. Esta será a sua quarta participação nos Jogos, já que esteve presente em Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2021).

Gustavo Carneiro

Gustavo Carneiro, de 51 anos, sempre gostou de jogar tênis. Após a descoberta de um lipossarcoma em 2013, teve que amputar a perna acima do joelho. Na 37ª posição do ranking ITF, o mineiro tem 17 títulos na carreira e vai para a sua segunda edição dos Jogos, após marcar presença em Tóquio (2021).

Quad

Ymanitu Silva

O catarinense de 41 anos sofreu um acidente de carro em 2007 e ficou tetraplégico. Durante a reabilitação, conheceu o tênis em cadeira de rodas e se encantou. Jogando como profissional, Many tem uma extensa lista de conquistas. São 56 títulos na carreira e é o primeiro brasileiro a disputar todos os Grand Slams no TCR, alcançando os vice-campeonatos de duplas em Roland Garros (2019) e no Australian Open (2023). Esta será a sua terceira participação nos Jogos, após disputar no Rio de Janeiro (2016) e em Tóquio (2021).

Leia também

Tags: Paralimpíadas

Compartilhe: