Carlos Alcaraz quebou um jejum e estreou com vitória no ATP Finals. Neste domingo, o espanhol venceu o australiano Alex de Minaur por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-5) e 6-2, em uma hora e 40 minutos. O número 2 do mundo havia perdido para Alexander Zverev (2023) e Casper Ruud (2024) em suas duas partidas de estreia anteriores em Turim.
“Este torneio é um dos melhores que temos no circuito, sem dúvida. Estamos jogando contra os melhores jogadores do mundo, o que demonstra o quão difícil e importante ele é. Nos últimos anos, tenho tido dificuldades para chegar ao final do ano com motivação. Este ano é um pouco diferente, e estou orgulhoso disso, pois estou fazendo as coisas certas para ter uma chance de tentar ganhar este torneio”, afirmou o tenista.
Alcaraz impressionou o público na Inalpi Arena logo no início com suas jogadas, abrindo uma vantagem de 4-1, 40/0 em apenas 25 minutos. No entanto, essa vantagem rapidamente desapareceu, com De Minaur reagindo e forçando Alcaraz a um tie-break tenso. O cabeça de chave número 1, porém, se recuperou, revertendo a desvantagem de uma quebra de serviço duas vezes e conquistando quatro pontos consecutivos, de 3/5 para 7/5, para finalmente fechar o set.
Embora Alcaraz tenha cometido 19 erros não forçados, além dos 21 winners no primeiro set, ele manteve sua agressividade durante todo o segundo set. O espanhol, com seu jogo potente, abriu outra boa vantagem, mas desta vez controlou seus erros não forçados e fechou a partida rapidamente, ampliando seu retrospecto para 5-0 contra De Minaur no confronto direto.
“Foi uma partida muito difícil. Nesta superfície, Alex aproveita ao máximo a velocidade da bola, ele é super rápido e muito difícil no saque. Estou muito feliz por ter superado esse desafio difícil e feliz com a forma como estou jogando para as próximas partidas.”
Com a vitórias, Alcaraz também reforçou a candidatura ao prêmio de número 1 do ranking da ATP ao final de ano pela primeira vez desde 2022. Ele agora precisa de mais 250 pontos em Turim para garantir a honraria, superando o rival Jannik Sinner, sendo que cada vitória na fase de grupos vale 200 pontos.
Alcaraz buscará mais uma vitória na terça-feira, quando enfrentará Taylor Fritz ou Lorenzo Musetti no Grupo Jimmy Connors.