O sérvio Novak Djokovic anunciou nesta terça-feira que desistiu da disputa do ATP Finals, que será realizado de 10 a 17 de novembro em Turim, Itália. Heptacampeão do torneio, o sérvio alegou uma lesão para antecipar o final da temporada.
“Eu estava realmente ansioso para estar lá, mas devido a uma lesão em andamento, não jogarei na próxima semana. Peço desculpas a todos que estavam planejando me ver. Desejo a todos os jogadores um ótimo torneio. Vejo vocês em breve!”
Com a desistência de Novak Djokovic, Casper Ruud, Alex de Minaur e Andrey Rublev conquistaram as três últimas vagas na disputa de simples. Eles se juntarão a Jannik Sinner, Alexander Zverev, Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev e Taylor Fritz.
Ruud retorna ao ATP Finals dois anos após conseguir um dos melhores resultados do carreira no torneio. O norueguês chegou à decisão do título no ATP Finals de 2022 e fará a terceira aparição no evento.
De Minaur vai estrear no ATP Finals e se tornará o primeiro jogador australiano a competir no torneio de simples desde que Lleyton Hewitt chegou à final em 2004.
Rublev fará a quinta aparição consecutiva no Finals. Depois de participar do último ano do evento em Londres, ele se classificou para todas as quatro edições realizadas em Turim.
O ATP Finals deste ano concederá US$ 15,25 milhões em prêmios em dinheiro, com o campeão de simples recebendo a premiação recorde de US$ 4,8 milhões — o maior prêmio ao campeão no circuito masculino — se levantar o troféu sem perder uma partida.
“Parabéns a todos os jogadores que ganharam o direito de lutar pelo último título da temporada no ATP Finals de 2024. Depois de um ano incrível, os melhores do tênis estão indo para Turim para o que promete ser um confronto inesquecível. Com o maior prêmio do vencedor no circuito masculino e um dos títulos mais prestigiados do esporte em jogo, este evento é o palco definitivo para encerrar uma temporada emocionante”, afirmou o presidente da ATP, Andrea Gaudenzi.
Medvedev e Zverev são os dois jogadores da edição deste ano que já venceram o ATP Finals. Medvedev triunfou no último ano do evento em Londres (2020), e Zverev foi vitorioso em 2018 e 2021.
O sorteio dos grupos do ATP Finals está marcado para quinta-feira, 7 de novembro, após a coletiva de imprensa pré-torneio.
Leia também: