Iga Swiatek é agora campeã de Wimbledon. Em uma atuação histórica, a ex-número 1 do mundo arrassou a americana Amanda Animisomova por 2 sets a 0 com um duplo 6-0, em impressionanentes 57 minutos de jogo. Foi a primeira final feminina com duplo 6-0 no Aberto de Inglaterra em 114 anos.
Foi apenas também a segunda final de simples de Grand Slam com placar de 6-0 e 6-0 na Era Aberta. Além de torná-la a primeira campeã de simples de Wimbledon da Polônia na Era Aberta, a vitória também marca a 100ª vitória de Swiatek em partidas de Grand Slam na carreira. Ela agora tem um recorde de 100-20 em chaves principais de Grand Slam desde sua estreia em chaves principais de Grand Slam em 2019.
“Parece super surreal. Honestamente, eu nem sonhava com esse momento porque era longe demais. Eu nunca esperava por isso. Minha equipe acreditou em mim mais do que eu mesma. Não existe torneio como este. Eu sempre ficava ansiosa por causa disso. Estar na Quadra Central parecia uma pressão enorme e um pouco demais. Mas este ano aprendi a me sentir confortável aqui”, afirmou a polonesa.
Swiatek impôs sua autoridade na partida com o primeiro set de abertura de 6-0 em uma final de simples feminina em Wimbledon desde 1983 — quando Martina Navrratilova derrotou Andrea Jaeger por 6-0 e 6-3. Antes disso, as finais de 1973-75 tiveram todos os primeiros sets de 6-0 — incluindo a vitória de Billie Jean King por 6-0 e 7-5 sobre Chris Evert, então com 18 anos, em 1973.
“Eu sei que não fiz o suficiente hoje, mas vou continuar me esforçando. Sempre acreditarei em mim mesma e espero voltar aqui um dia”, afirmou Anisimova.
Leia também: