Entenda como funciona a Laver Cup

Entenda como funciona a Laver Cup
Yannick Noah e André Agassi são os capitães dos times na Laver Cup (Crédito: @lavercup)

A Laver Cup, que começa nesta sexta-feira no Chase Center, em São Francisco, é um torneio idealizado pelo suíço Roger Federer e acontece desde 2017, sendo que desde 2019 faz parte oficial do calendário da ATP.

O evento é disputado por uma equipe de jogadores da Europa contra uma formada por tenistas de outras partas do mundo. Os três jogadores mais bem classificados de cada região recebem um convite automático para jogar a Laver Cup. Se um jogador entre os três primeiros colocados optar por não participar, a oferta é feita a outro jogador com classificação mais alta, até que três jogadores de cada equipe sejam confirmados.

As outras três vagas são definidas pelos capitães das equipes, que são neste ano o francês Yannick Noah e o americano Andre Agassi. O brasileiro João Fonseca disputa a competição neste ano após ter recebido um convite de Andre Agassi.

Além do brasileiro, o Time Mundo conta com o americano Taylor Fritz (nº 4 do mundo), Alex De Minaur (nº 8), Francisco Cerundolo (nº 19), Alex Michelsen (nº 32) e Reilly Opelka (nº 67). O Time Europa terá Carlos Alcaraz (nº 2 do mundo), Alexander Zverev (nº 3), Holger Rune (nº 11) e Casper Ruud (nº 12), além de Jakub Mensik (nº 16) e Flavio Cobolli (nº 26).

A Laver Cup é disputada em três dias, com três jogos de simples e um de duplas em cada. Tanto as partidas de simples quanto as de duplas são disputadas em melhor de três sets. Em caso empate em 1-1, o terceiro set é um match tie-break até 10 pontos.

Cada jogador compete em pelo menos uma partida de simples durante os dois primeiros dias. Nenhum jogador pode jogar mais de duas partidas de simples durante os três dias. Pelo menos quatro dos seis jogadores devem jogar duplas.

No primeiro dia, cada vitória vale um ponto. No segundo dia, as vitórias valem dois pontos e, no terceiro e decisivo dia, as partidas valem três pontos. A equipe vencedora deve atingir 13 pontos.

Cada jogador recebe uma taxa de participação com base no ranking de simples na segunda-feira seguinte ao torneio de Roland-Garros. Cada um dos seis jogadores da equipe vencedora recebe US$ 250.000. Não há premiação em dinheiro para os membros da equipe perdedora.

Confira a programação do primeiro dia da Laver Cup:

17 horas – Casper Ruud (EUROPA) x Reilly Opelka (MUNDIAL)
Na sequência – Jakub Mensik (EUROPA) x Alex Michelsen (MUNDIAL)
23 horas – Flavio Cobilli (EUROPA) x João Fonseca (MUNDIAL)
Na sequência – Carlos Alcaraz/Jakub Mensik (EUROPA) x. Taylor Fritz/Alex Michelsen (MUNDIAL)

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *