Gael Monfils anunciou que se aposentará do tênis profissional ao final da temporada de 2026. Um dos jogadores mais carismáticos do circuito, o francês conquistou 13 troféus na carreira e alcançou a sexta posição no Ranking da ATP em 2016, a melhor posição na carreira. Em uma publicação nas redes sociais na quarta-feira, Monfils explicou sua decisão de se aposentar no final do próximo ano.
“Tive uma raquete nas mãos pela primeira vez aos dois anos e meio e comecei a jogar profissionalmente aos 18. Agora, depois de comemorar meu 39º aniversário há apenas um mês, gostaria de compartilhar que o próximo ano será meu último como tenista profissional. A oportunidade de transformar minha paixão em profissão é um privilégio que valorizei em cada partida e momento da minha carreira de 21 anos. Embora este jogo signifique muito para mim, estou extremamente em paz com minha decisão de me aposentar no final da temporada de tênis de 2026″, publicou o tenista.
Mesmo em seu 22º ano como profissional, Monfils continua lutando por títulos no ATP Tour. Ele tem um retrospecto de 18-15 na temporada de 2025, com direito ao título do ATP de Auckland na primeira semana do ano. Em sua publicação, ele agradeceu aos membros de sua equipe, fãs, à Federação Francesa de Tênis, outros jogadores e seus pais, bem como à sua esposa, a estrela da WTA Elina Svitolina, e à filha deles, Skai.
“Quando você ama tanto algo, nunca parece um bom momento para dizer adeus. Mas 40 será o momento certo para mim. Claro, ganhar mais um título antes de me aposentar seria realmente incrível. Mas, sinceramente, meu único objetivo real para o próximo ano é simples. Aproveitar cada minuto e jogar cada partida como se fosse a última”, escreveu o francês.