Com a classificação de João Fonseca às semifinais do ATP 250 de Buenos Aires, Gustavo Heide ganhou uma vaga na chave principal do Rio Open, que começa na próxima segunda-feira.
João Fonseca estava na chave graças a um convite da organização. Como chegou na semifinal no ATP de Buenos Aires, ele teve direito a uma vaga como “special exempt”, e assim não precisará do convite. A regra do special exempt dá ao tenista que atingiu às semifinais de um torneio a chance de entrar direto na chave de um torneio na semana seguinte.
Sem a necessidade do convite para João Fonseca, a organização do Rio Open passou o privilégio a Gustavo Heide, que disputaria o qualificatório. Assim, o Brasil terá ao menos cinco representantes na chave principal: Thiago Wild, João Fonseca, Thiago Monteiro, Felipe Meligeni e Gustavo Heide.
O quali do Rio Open começa neste sábado, 15 de fevereiro, a partir das 16h, com a presença de 16 tenistas em busca de quatro vagas na chave principal, entre eles, o chileno Cristian Garin, campeão do torneio em 2020, além de três brasileiros: João Lucas Reis, Karue Sell e Mateus Alves.
Mateus Alves é quem abre a programação da Quadra Guga Kuerten neste sábado, às 16h. Em busca de sua segunda vez na chave principal do Rio Open, ele enfrenta o português Jaime Faria.
O segundo jogo terá João Lucas Reis, campeão da primeira edição da Procopio Cup, que vai enfrentar na estreia Chun-Hsin Tseng, de Taipé Chinesa, também na quadra principal.
Karue Sell disputa o Qualifying do Rio Open pela primeira vez e estreia contra o argentino Camilo Ugo Carabelli, cabeça de chave 1, na segunda partida da Quadra 1, logo depois do duelo chileno entre Cristian Garin e Tomas Barrios Vera.