Gustavo Heide foi o único brasileiro a avançar no primeiro dia do quali do Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada. João Lucas Reis e Laura Pigossi foram eliminados na estreia.
Heide venceu o britânico Jay Clarke por 2 sets a 0, com um duplo 6-3, em uma hora e 51 minutos de partida. Na segunda rodada, o brasileiro vai enfrentar o croata Dino Prizmic, que venceu o argentino Genaro Olivieri por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 6-4.
João Lucas Reis perdeu para o português Henrique Rocha por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-4, em uma hora e 18 minutos de partida. Rocha agora enfrenta na segunda rodada o argentino Marco Trungelliti.
Laura Pigossi chegou a ter vantagem de 4-1 no primeiro set, mas perdeu para a chinesa Lin Zhu por 2 sets a 0, com um duplo 6-4, em uma hora e 35 minutos de partida. Zhu enfrenta na segunda rodada Victoria Jimenez Kasintseva, de Andorra.
O quarto brasileiro no quali estreia nesta segunda. Thiago Wild enfrenta o equatoriano Alvaro Guilen Meza no primeiro jogo da quadra 14, com início previsto para às 20 horas (horário de Brasília).