Um dos maiores nomes da história do esporte, Rafael Nadal se despediu do tênis nesta terça-feira. A Holanda venceu a Espanha pelas quartas de final da Copa Davis, em Málaga, no torneio que marca a aposentadoria do espanhol das quadras.
Naquela que foi a última partida da carreira, Rafael Nadal perdeu para Botic Van de Zandschulp por 2 sets a 0, com um duplo 6-4, em uma hora e 52 minutos de partida.
Carlos Alcaraz chegou a empatar o confronto com uma vitória por 2 sets a 0 sobre Tallon Griekspoor no segundo confronto, mas na partida de duplas Weslley Koolhof e Van de Zandschulp venceram Alcaraz e Marcelo Granolles por 2 sets a 0 e garantiram a classificação da Holanda para as semifinais.
Leia também: Saiba qual a premiação que Rafael Nadal acumulou na carreira
“Foi um dia emocionante. Eu sabia que poderia ser minha última partida como tenista profissional. Os momentos que antecederam foram emocionantes, meio difíceis de lidar, em geral. Tantas emoções. Tentei fazer isso da melhor forma possível. Tentei ter a melhor atitude possível, com a energia necessária, qualquer que fosse o resultado. Houve um lampejo de esperança no final, mas não foi para ser. Meu oponente foi melhor do que eu hoje e pronto”, afirmou Rafael Nadal.
Nadal não competia desde que foi eliminado por Novak Djokovic na segunda rodada dos Jogos Olímpicos de Paris em julho. Desde então, ele só conseguiu treinar. No entanto, ele se sentiu pronto o suficiente para estar disponível para seu capitão, David Ferrer, para o empate.
“A decisão foi tomada de que eu jogaria. Sabíamos que era uma decisão um pouco arriscada. David tinha visto todos treinando e todos nós achamos que eu era o jogador certo para a partida”, explicou o espanhol, dono de 92 títulos na carreira
“Eu tentei, não era para ser, no final você não pode controlar seu nível, apenas sua atitude, sua energia e sua determinação. Isso não me decepcionou. Eu simplesmente não fui capaz de fazer o que era necessário para dar um ponto à Espanha.”, afirmou.
Leia também: