Número dois do mundo, Iga Swiatek estreou com vitória no US Open. A polonesa venceu a colombiana Emiliana Arango por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 6-2, em uma hora de partida, e avançou em busca do segundo título no Aberto dos Estados Unidos (foi campeã em 2022).
Iga Swiatek soma agora 65 vitórias consecutivas em estreias (incluindo a United Cup e as Finais da WTA), quebrando o recorde de Monica Seles na Era Aberta do tênis, que era de 64 vitórias consecutivas em partidas de primeira rodada entre Washington 1990 e Oakland 1996. A última derrota de Swiatek em estreias foi no WTA Finais de Guadalajara de 2021 para Maria Sakkari. Em torneios eliminatórios foi para Ons Jabeur em Cincinnati em 2021.
Depois de cair para a oitava colocação no ranking em junho, Swiatek quebrou um jejum de 13 meses sem títulos em julho ao conquistar o primeiro título em Wimbledon, sexto Grand Slam no total, reforçou o crescimento na temporada com o troféu de Cincinnati pela primeira vez há duas semanas. Se conquistar o título em Nova York, Swiatek seria a primeira jogadora a vencer Wimbledon e o US Open no mesmo ano desde Serena Williams em 2012 e poderiareconquistar a posição de número 1 do mundo, de Aryna Sabalenka.
Swiatek enfrentará na segunda rodada a holandesa Suzan Lamens, número 66 do ranking, que derrotou a wild card Valerie Glozman, de 18 anos, por 6-4 e 6-2.