Em uma atuação irregular, em que sentiu falta de ritmo e o físico, João Fonseca foi eliminado na estreia no Australian Open. O brasileiro perdeu para o americano Eliot Spizzirri por 3 sets a 1, com parciais de 6-4 2-6, 6-1 e 6-2, em duas horas e 38 minutos de partida.
Foi a segunda vitória de Spizzirri em dois confrontos contra João Fonseca. O americano enfrenta na segunda rodada o vencedor do duelo entre o italiano Luca Nardi e o chinês Yibing Wu. Já o brasileiro agora só volta às quadras na defesa do título do ATP de Buenos Aires, em fevereiro.
O jogo
O primeiro set foi bastante equilibrado, com os dois tenistas confirmando o serviço com facilidade até o sexto game. A partir daí, João Fonseca começou a ter mais dificuldade de acertar o primeiro serviço e Eliot Spizzirri aproveitou para quebrar o serviço do brasileiro no 10º game e fechar a parcial em 6-4.
O segundo set foi dominado pelo brasileiro. João Fonseca conseguiu uma quebra logo no primeiro game e outra no quinto para fechar a parcial com tranquilidade em 6-2 e empatar o jogo em 1-1.
O terceiro set foi o oposto. Mais solto em quadra e arriscando mais, Spizzirri se aproveitou da queda de intensidade de João Fonseca, conseguiu quebras no quarto e sexto games e fechou a parcial com 6-1.
No quarto set, João Fonseca perdeu mobilidade e energia. Eliot Spizzirri aproveitou e quebrou o serviço do brasileiro no terceiro e no quinto games e abriu 4-1. O brasileiro pediu atendimento do fisioterapeuta e reclamou de dores na coxa esquerda. Na sequência, Zpizzirri confirmou os dois games de saque e fechou o jogo em 6-2.