O Brasil encerrou a participação na fase de grupos da Copa Davis com uma vitória de 2 a 1 sobre a Bélgica neste sábado e manteve a chance de classificação para as finais da competição. Para isso, o Brasil precisa que a Itália vença a Holanda por 3 a 0 neste domingo (15).
O capitão da equipe, o ex-tenista Jaime Oncins, aprovou o desempenho brasileiro durante a semana. Além da vitória sobre a Bélgica, o Brasil perdeu por 2 jogos a 1 para a Itália, atual campeã, e para a Holanda.
“Estou muito orgulhoso desse time. Muitos duvidaram da nossa capacidade. Estivemos muito próximos de vencermos a forte Itália, depois a Holanda, e tivemos esse confronto duríssimo, hoje, em que vencemos a Bélgica. Todo mundo colocou o seu coração em quadra, todo mundo mostrou uma união muito forte, com o único objetivo de se classificar. Ainda temos chance e vamos torcer para que a Itália nos garanta essa classificação histórica”, analisou Oncins.
O grande nome do Brasil na fase de grupos foi João Fonseca. O garoto, de apenas 18 anos, fez um jogo duro contra o ex-numero 6 do mundo, Matteo Berretini, e venceu Botic Van de Zandschulp e, neste sábado, superou Raphael Collignon. Ele venceu o primero jogo na Davis mais novo que Jannik Sinner, Carlos Alcaraz e Gustavo Kuerten.
“Joguei um primeiro set incrível, ele estava um pouco tenso. No segundo, ele jogou melhor, tive oportunidades, mas não aproveitei. Tentei me manter positivo no terceiro set, aproveitar as chances no saque dele. Eu estava sacando bem e me mantive agressivo, jogando o meu jogo. O capitão me disse que a pior coisa que pode acontecer é a derrota, então ele me encorajou a ir para as bolas, e foi o que eu fiz”, explicou Fonseca após a vitória deste sábado.
Leia também: