Janice Tjen surpreendeu o público e avançou às semifinais do SP Open. Na tarde desta sexta-feira, a tenista da indonésia venceu o duelo com a antiga rival dos tempos de juvenil, a filipina Alexandra Eala, por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-1, em uma hora e 12 minutos de partida.
Jogando apenas o segundo torneio profissional da carreira após se classificar para o US Open no mês passado, Tjen se tornou a primeira indonésia a chegar a uma semifinal da WTA em 23 anos, desde que Angelique Widjaja conquistou o título em Pattaya City, em 2002.
“Ainda parece inacreditável para mim, ainda não caiu a ficha. [Eu estava] focada em cada ponto, especialmente jogando contra Alex Eala, todos sabemos que ela pode se recuperar a qualquer momento, apenas tentando me concentrar e me manter firme até o fim”, afirmou Tjen.
Embora este tenha sido o primeiro encontro profissional entre Tjen e Eala, as duas têm uma longa história. Elas se enfrentaram pela primeira vez em dois eventos juniores de Grau 4, cada uma em seu país de origem, em 2018, com ambas vencendo a partida “fora de casa” — Eala em Jacarta, Indonésia, e Tjen em Makati City, Filipinas.
Tjen enfrentará nas semifinais a britânica Francesca Jones, que venceu a argentina Solana Sierra por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-4.