
Jessica Pegula conquistou neste domingo o primeiro título da carreira em quadras de saibro. A norte-americana venceu a compatriota Sofia Kenin por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 7-5, em uma hora e 26 minutos de partida, e foi a campeão do WTA 250 de Charleston, nos Estados Unidos.
A primeira final totalmente americana em Charleston em três décadas parecia destinada a três sets, já que a campeã do Australian Open de 2020, Kenin, construiu uma vantagem de 5-1 no segundo set após perder o primeiro. No game seguinte, a ex-número 4 do mundo teve três set points no retorno, mas não converteu nenhum deles. Pegula venceu para seis games consecutivos para capturar seu segundo título da temporada, somando-se ao título WTA 250 que ela ganhou em Austin no mês passado.
“Acabei de perceber o quão cansada eu estava. Ela começou a jogar em alto nível, houve alguns games dos quais não consegui sair, não quebrei, não segurei. Estava muito vento, condições super difíceis. Se você perdesse o foco por uma fração de segundo ou parasse de mover os pés por um segundo, ele simplesmente balançava muito rápido. Foi a mesma coisa para nós dois”, afirmou Pegula.
“No segundo set, eu só queria segurar, eu só queria dizer a mim mesma para ganhar impulso para o terceiro, porque entrar em um terceiro assim nunca é bom. Eu sabia que poderia quebrá-la também. Sinceramente, não achei que fosse quebrá-la duas vezes, mas, felizmente, consegui jogar um bom tênis”, completou.
Pegula agora venceu 17 de suas últimas 19 partidas e, com cinco vitórias esta semana, tem 25 na temporada. Ele superou Coco Gauff como a jogadora dos EUA mais bem classificada no ranking, no terceiro lugar do mundo.
Pegula também se junta a uma lista ilustre de campeãs locais em Charleston como a 10ª americana a ganhar o título de todos os tempos. Ela se junta a Rosie Casals, Chris Evert, Martina Navratilova, Tracy Austin, Serena Williams, Venus Williams, Sloane Stephens, Madison Keys e Danielle Collins.
“Eu cresci em Hilton Head, Carolina do Sul, indo para a Smith Stearns Tennis Academy. Aprendi a jogar tênis lá no saibro, onde ficava a antiga Family Circle Cup… depois passei alguns anos treinando aqui em Daniel Island quando tinha 20 e poucos anos. Poder vir aqui esta semana depois de duas longas semanas em Miami e levar o título é simplesmente incrível”, afirmou a tenista.
Leia também: