João Fonseca é campeão do ATP 500 da Basiléia, na Suíça. Neste domingo, o brasileiro venceu o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-4, em uma hora e 25 minutos, e conquistou o maior título da carreira.
Foi o segundo título do brasileiro no circuito. Em fevereiro, ele venceu o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina. João Fonseca se tornou o primeiro tenista do país a conquistar um ATP 500 e o primeiro desde Gustavo Kuerten a venceu um torneio acima do nível 250.
Com a conquista, João Fonseca garante 500 pontos e entra no Top-30 do ranking mundial. Ele está no momento na 28ª colocação, que o coloca como cabeça de chave nos torneios do Grand Slam.
João Fonseca começou a partida já em alto nível, conseguiu uma quebra no segundo game e abriu 3-1 no primeiro set. Alejandro Davidovich Fokina entrou no jogo, devolveu a quebra e diminuiu a vantagem do brasileiro para 3-2. Fonseca consegiu uma segunda quebra no sexto game e abriu 5-2 em, na sequência, fechou a parcial em 6-3.
No segundo set, o brasileiro novamente começou muito bem e quebrou o serviço do espanhol logo no primeiro game para abrir 2-0. Durante a parcial, João Fonseca teve diversos break points, mas não conseguiu quebrar novamente o saque do espanhol, mas não deu oportunidades ao adversário nos games de saque e fechou o jogo com mais um 6-3.