João Fonseca vai em busca do primeiro título da carreira profissional. Neste sábado, o brasileiro venceu o francês Hugo Grenier por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 7-45, em apenas 2h10min de partida, e garantiu vaga na final do Challenger de Lexington, nos Estados Unidos.
Na decisão, João Fonseca vai enfrentar o australiano Li Tu, de 28 anos e número 222 do ranking. O adversário do brasileiro passou por Coleman Wong, de Hong Kong, na semifinal. Será a segunda decisão de torneios challengers do tenista, de apenas 17 anos. Ele perdeu a decisão do Challenger de Assunção, no Paraguai, para Gustavo Heide no começo do ano.
No jogo deste sábado, João Fonseca quebrou o serviço do francês no terceiro e no quinto games do primeiro set e chegou a sacar em 5-2, mas foi quebrado por Grenier. No entanto, o brasileiro quebrou pela terceira vez na sequência e fechou a parcial em 6-3.
O segundo set começou com o brasileiro mandando no jogo e quebrando o saque do adversário no segundo game. O francês devolveu a quebra logo na sequência e equilibrou a partida até o 12º game, quando foi novamente quebrado para João Fonseca fechar o jogo com 7-5.
Com a vitória, João Fonseca segue subindo no ranking. Ele entrou no Top-200 e aparece momentaneamente na 184ª posição, com 327 pontos. Se conquistar o título, pode subir para a posição número 168 do ranking.
Na sequência da preparação para o US Open, João Fonseca participará do Challenger de Cary a partir do dia 12 de agosto. O quali do US Open começa no dia 19 de agosto. A chave principal começa no dia 26 de agosto. No ano passado, João Fonseca foi campeão do torneio juvenil do US Open.
Leia também: