João Fonseca não jogou bem e foi eliminado na estreia no Masters 1000 de Toronto, no Canadá. Na tarde desta segunda-feira, o brasileiro perdeu por 2 sets a 0 para o australiano Tristan Schoolkate, número 104 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-5) e 6-4, em uma hora e 32 minutos.
Foi a primeira vitória de Schoolkate, que precisou passar pelo quali, sobre um tenista do Top-50. Na segunda rodada, ele vai enfrentar o italiano Matteo Arnaldi. Já o brasileiro João Fonseca agora vai disputar o Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos.
No jogo desta segunda, João Fonseca teve muita dificuldade no serviço do australiano, que perdeu apenas quatro pontos em todo jogo quando acertou o primeiro serviço. O brasileiro salvou um break point logo no primeiro game e até levou o primeiro set ao tie-break, mas perdeu por7-5.
No segundo set, Tristan Schoolkate quebrou o serviço do brasileiro logo no terceiro game e abriu uma vantagem decisiva. Ele não cedeu um break point sequer a João Fonseca e fechou o jogo com 6-4 na parcial.