João Fonseca e Marcelo Melo estão na final de duplas do Rio Open

João Fonseca e Marcelo Melo estão na final de duplas do Rio Open
João Fonseca e Marcelo Melo estão na final do Rio Open (Crédito: Divulgação/Rio Open)

Marcelo Melo e João Fonseca estão na final do Rio Open. Em um jogo emocionante, decidido ponto a ponto no match tie-break, a dupla brasileira derrotou neste sábado os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner por 2 sets a 1, com parciais de 6-2, 2-6 e 13-11, em hora e 29 minutos, na quadra Guga Kuerten.

Melo, campeão no ano passado, vai em busca do bicampeonato no ATP 500 do Rio de Janeiro. Será a decisão de número 79 da carreira do mineiro – a quarta no torneio -, tentando a conquista de seu 41º título.

A decisão do Rio Open será neste domingo (22), às 14h30, na quadra Guga Kuerten, com a torcida prometendo mais uma vez grande apoio para a dupla brasileira. Os adversários serão os vencedores da partida entre os cabeças de chave 3, o argentino Guido Andreozzi e o francês Manuel Guinard, e a dupla do alemão Constantin Frantzen e do holandês Robin Haase, que estão jogando a outra semifinal.

“Que bacana que foi isso aqui na quadra central. Mais uma vez o Rio Open mostrando o que a dupla pode proporcionar. Poucos jogos a torcida participou tanto, especialmente nas duplas. Eu fico sem palavras, momentos especiais, poder chegar a mais uma final. Lógico que ganhar é importante, mas isso aqui não tem preço”, destacou um emocionado Melo.

Melo, 42 anos, e Fonseca, 19 anos, estão jogando pela primeira vez juntos, em um encontro de gerações que vem marcando a edição 2025 do Rio Open. Foram três vitórias da dupla que recebeu wild card, mostrando muito entrosamento e confiança a cada jogo para avançar no torneio e chegar à final.

O jogo – Um primeiro set com domínio de Melo e Fonseca, que não deram chances aos adversários. Quebraram pela primeira vez no quarto game, abrindo na sequência, 4/1 e, com novo break, no oitavo game, fecharam em 6/2.

No segundo set, foi a vez dos alemães, com duas quebras, no quinto e no sétimo games, devolverem o 6/2 e levarem para o match tie-break. Equilíbrio e muita emoção marcaram a definição da vaga para a final, em um match tie-break disputado ponto a ponto, com as duplas salvando match-point, e o mineiro e o carioca comemorando a vitória por 13-11 para ir em busca do título.

Melo joga o Rio Open pela 12ª vez – único brasileiro a disputar todas as edições, desde a primeira, em 2014. Além do título de 2025, o mineiro tem, também, mais duas finais no torneio: vice-campeão em 2014, com o espanhol David Marrero, e em 2023, com o colombiano Juan Sebastian Cabal.

Esta é a 20ª temporada de Melo no circuito, com 667 vitórias na carreira, em um total de 1.125 jogos.  O mineiro está na 59ª colocação no ranking de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), com 1.530 pontos. Fonseca é o número 38 no ranking de simples.

Tags: João FonsecaMarcelo MeloRio Open

Compartilhe: