João Fonseca estreou com vitória no Challenger de Brest, na França. Nesta terça-feira, o brasileiro venceu o polonês Kamil Majchrzak, número 115 do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-5, em 1 hora e 23 minutos de partida.
Nas oitavas de final, o brasileiro vai enfrentar o britânico Billy Harris, cabeça de chave número 5, que venceu o francês Alexis Gautier por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-3. Os tenistas já se enfrentaram duas vezes nesta temporada, com duas vitórias de Billy Harris (Challengers de Cary e Nottingham).
A partida desta terça marcou a volta de João Fonseca às quadras após defender o Brasil na Copa Davis, em setembro. O tenista, de apenas 18 anos, passou algumas semanas no Rio se recuperando de uma lesão no punho e em treinamentos com a equipe.
No primeiro set do confronto, João Fonseca começou com dificuldades no serviço do polonês, mas aos poucos foi se soltando. No sétimo game, o brasileiro conseguiu uma quebra e depois apenas manteve o serviço para fechar a parcial em 6-4.
Mais solto e bem no saque (|foram nove aces na partida), João Fonseca ameaçou o polonês em quase todos os games de saque e teve seis break-points. No sétimo, no 11º game, o brasileiro quebrou o serviço de Majchrzak e sacou oara fechar o jogo em 7-5.
Com a vitória, João Fonseca soma sete pontos no ranking e está subindo neste momento para a 150ª posição. Curiosamente, uma posição na frente do espanhol Rafael Nadal, que anunciou a aposentadoria das quadras após a Copa Davis deste ano.
Leia também: