Em um batallha de três horas e 37 minutos, João Fonseca perdeu para o italiano Lorenzo Sonego por 3 sets a 2, com parciais de 6-7 (6-8), 6-3, 6-1, 3-6 e 6-3, e foi eliminado na segunda rodada do Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada.
Sonego vai enfrentar na terceira rodada o húngaro Fabian Marozsan, que passou pelo americano Frances Tiafoe na segunda rodada depois de bater o brasileiro Thiago Wild na estreia. João Fonseca agora está inscrito no Challenger de Quimper, na França, e depois disputa a Copa Davis.
O primeiro set já mostrou uma característica diferente da estreia de João Fonseca diante de Andrey Rublev. Lorenzo Sonego sacou bem e contra-atacou com eficiência, incomodando o brasileiro. O garoto salvou dois break points no quarto game, salvou um set point no 10º game e levou a decisão para o tie-break. No desempate, o brasileiro começou melhor, chegou a abrir 6 a 3, desperdiçou três set points, mas fechou em 8 a 6.
Depois de ameaçar no primeiro set, Lorenzo Sonego conseguiu quebrar o serviço de João Fonseca no terceiro game e abriu 3 a 1. No sexto game, João Fonseca chegou a ter um break point, mas o italiano conseguiu confirmar o serviço. Com outra quebra no nono game, Lorenzo Sonego fechou o set em 6-3.
No terceiro set, além de Lorenzo Sonego seguir no ritmo, João Fonseca diminuiu demais o nível. O italiano quebrou o serviço do brasileiro no quarto e no sexto games e fechou a parcial com facilidade em 6-1.
Embalado pela torcida brasileira, que lotou a Arena 1753, João Fonseca voltou com tudo para o quarto set, quebrou o serviço de Sonego no segundo game e abriu 3 a 0. Com tranquilidade, o brasileiro confirmou o serviço até o final do set e fechou em 6-4.
O quinto set foi bastante equilibrado e decidido nos pontos mais importantes. Com Lorenzo Sonego sacando em 3 a 3, João Fonseca teve um break point, mas não conseguiu aproveitar. O italiano fez 4 a 3 e, no game seguinte, teve um break point, aproveitou e abriu 5 a 3. Aí foi sacar para confirmar o serviço e fechar o jogo em 6 a 3.
Leia também: