Ao entrar em quadra para enfrentar Andrey Rublev na primeira rodada do Australian Open, João Fonseca irá fazer história. Ele irá superar Gustavo (Guga) Kuerten e se tornar o brasileiro mais jovem a disputar um Grand Slam na Era aberta do tênis, iniciada em 1968.
A marca atual pertence a Guga, que disputou o torneio de Roland Garros com 19 anos em 1996, um ano antes de conquistar o primeiro título no Grand Slam da França. João Fonseca vai disputar o Australian Open com apenas 18 anos.
O próprio Guga já reconheceu o talento de João Fonseca e destacou a precodidade do garoto, que venceu os últimos 13 jogos que disputou. No lançamento do documentário Guga por Kuerten, o ex-número 1 do mundo afirmou que Fonseca pode dar o impulso que o tênis brasileiro precisa.
“Está vindo um menino como o João, que é uma tendência de sucesso enorme. É um garoto dos mais precoces existentes na história do tênis. Nunca teve algo tão fantástico assim para a gente criar perspectiva”, afirmou Gustavo Kuerten.
Em toda a história, o brasileiro mais jovem a disputar um Grand Slam foi Thomaz Koch, em Roland Garros em 1962. Naquela época, apenas tenistas amadores podiam disputar os torneio. Os profissionais puderam entrar em 1968, marcando o início da Era aberta.
Leia também: