João Pedro Bonini faz história e conquista o título dos Jogos Pan-Americanos Júnior

João Pedro Bonini faz história e conquista o título dos Jogos Pan-Americanos Júnior
João Pedro Bonini é campeão dos Jogos Pan-Americanos Júnior (Crédito: Mirim Jeske/COB_

O tênis brasileiro viveu um momento histórico neste sábado (16). O paranaense João Pedro Bonini, de 18 anos, conquistou a primeira medalha de ouro da modalidade nos Jogos Pan-Americanos Júnior, disputados no saibro de Assunção, no Paraguai.

Na final, Bonini venceu de virada o argentino Dante Pagani por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-2 e 6-3. Além do título inédito, o jovem garantiu vaga na chave profissional dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2027 e somou importantes pontos para o ranking mundial juvenil da ITF, já que a competição equivale a um torneio da categoria J300.

“Estou muito feliz com essa conquista, foi muita emoção, a torcida da equipe e da comissão técnica, foi incrível. Era um objetivo que eu tinha desde o início do torneio, conquistar o título e garantir a vaga para o Pan de 2027. Meu sonho maior é poder disputar as Olimpíadas e esse é um passo importante para isso. Tenho mais dois anos para trabalhar e chegar melhor preparado para jogar em alto nível no Pan de 2027. Agora é aproveitar o momento e curtir”, afirmou Bonini.

Além do ouro de Bonini, o tênis brasileiro deixa o Paraguai com mais uma medalha: o bronze conquistado por Gustavo Albieri e Victor Winheski nas duplas masculinas, após vitória sobre os mexicanos Luis Andres Flores e Mauricio Schtulmann.

O capitão do time masculino, Luiz Peniza, destacou a campanha.

“Foi uma semana de trabalho muito positiva do time masculino e feminino do Time Brasil no Pan Júnior. O Brasil passa uma mensagem de disciplina e dedicação. Concluímos a competição com uma importante medalha de ouro do João (Bonini), além do bronze nas duplas masculinas com Albieri e Victor.”

A equipe feminina contou com a participação das gaúchas Pietra Rivoli e Ana Cruz, além da paulista Nathalia Tourinho, que não avançaram.

“Desde o início buscamos trabalhar o espírito de equipe e fomentar o orgulho por representar o país. Sentimos que os atletas foram se conectando com isso e conseguimos finalizar com duas medalhas importantes. Foi uma competição em ambiente de torneio profissional, que prepara os jovens para o futuro”, ressaltou Maisa Feital , capitã do time feminino.

Esta é a primeira medalha de ouro do Brasil no tênis na história da competição. Até então, o país havia conquistado apenas dois bronzes com Ana Candiotto e Juliana Munhoz nas duplas femininas em Cali 2021, e com Albieri e Winheski nas duplas masculinas nesta edição em Assunção.

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress