Jovem canadense Victoria Mboko elimina Coco Gauff e faz história no WTA de Montreal

Jovem canadense Victoria Mboko elimina Coco Gauff e faz história no WTA de Montreal
Victoria Mboko está nas quartas do WTA 1000 de Montreal (Crédito: @OBNmontreal)

A jovem canadense Victoria Mboko fez história no WTA 1000 de Montreal. Na noite deste sábado, a tenista, de apenas 18 anos, venceu a cabeça de chave número 1, Coco Gauff, por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 6-4, e avançou às quartas de final do torneio.

Mboko se tornou apenas a segunda wild card na Era Aberta a derrotar a primeira cabeça de chave no Aberto do Canadá, depois de Stephanie Dubois em 2006 (contra Kim Clijsters). Ela é a quinta jogadora mais jovem a derrotar a primeira cabeça de chave em um evento WTA 1000 desde a introdução do formato em 2009 — mais velha apenas que Gauff (Roma 2021), Mirra Andreeva (Indian Wells 2025), Belinda Bencic (Toronto 2015) e Kai Chen Chang (Tóquio 2009). Mboko também é a canadense mais jovem a chegar às quartas de final do Aberto do Canadá desde Helen Kelesi, em 1987.

“É incrível. Estou muito feliz por vencer uma campeã tão grande. Não poderia estar mais grata. Nunca tive tanta gente torcendo por mim. Eu em um torneio, especialmente um torneio WTA. Este é o único torneio que o Canadá tem, um torneio WTA. Ter esse tipo de apoio em um torneio como esse é incrível”, afirmou a tenista.

Mboko, que começou a temporada na 333ª posição no Ranking da WTA, chegou ao torneio na 85ª posição. A vitória sobre Gauff a coloca na 53ª posição no ranking ao vivo. Mais uma a levaria à 24ª posição. Ela começou o ano com 20 vitórias consecutivas em eventos menores e quatro títulos. Ela se classificou em Roma — seu segundo evento do WTA Tour — e levou Gauff a três sets em uma partida da segunda rodada.

“Tenho certeza de que teremos muitas outras batalhas no futuro. Sim, acho que ela terá muito sucesso no circuito”, afirmou Gauff.

Mboko enfrentará nas quartas de final a espanhola Jessica Bouzas Maneiro, que venceu a chinesa Lin Zhu por 2 sets a 1, com parciais de 7-5, 1-6 e 6-2.

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress