Após um match tie-break muito disputado, com chances para os dois lados, Marcelo Melo e Rafael Matos pararam na estreia no Masters 1000 de Xangai, na China. Os brasileiros perderam para a dupla norte-americana formada por Austin Krajicek e Rajeev Ram, cabeças de chave 8, por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 14-12, em 1h24min, nesta sexta-feira (4).
O mineiro e o gaúcho tiveram três match-points e salvaram um dos adversários até a definição do resultado de um jogo muito equilibrado, decidido nos detalhes. O próximo torneio de Melo e Matos, agora, será na Europa: o ATP 250 de Estocolmo, na Suécia.
“O jogo de hoje foi decidido nos detalhes. Fizemos o que tínhamos que fazer. Uma pena ter tido match-point e não ter concluído. Jogo de alto nível é assim mesmo, pequenos detalhes decidem. Acredito que estamos evoluindo bastante como dupla. Ultimamente fizemos jogos de alto nível e seguindo assim bons resultados virão”, explicou Marcelo Melo.
Melo e Matos saíram na frente no jogo. Com uma quebra no sétimo game, fizeram 4/3 e mantiveram a vantagem para fechar em 6/4. Os adversários reagiram no segundo set, conseguindo o break no quarto game, abrindo em seguida 4/1 e marcando 6/3 para empatar a partida. Aí, veio um match tie-break muito equilibrado, para decidir qual dupla avançaria em Xangai. Foram três match-points para o mineiro e o gaúcho, salvos por Krajicek e Ram. A parceria brasileira também salvou um match-point. No final, 14-12 para os norte-americanos.
Foi a décima participação de Melo no torneio, em que comemorou três títulos e tem dois vice-campeonatos: campeão em 2013, com o croata Ivan Dodig; em 2015, com o sul-africano Raven Klaasen; e em 2018, com o polonês Lukasz Kubot, com quem foi também vice-campeão em 2017 e 2019.
O mineiro e o gaúcho jogaram o segundo torneio na China em 2024 e foi a segunda vez que formaram dupla em Xangai – juntos também em 2023. Na semana passada estiveram no ATP 500 de Pequim.
Dez torneios juntos – Melo e Matos somam dez torneios juntos no circuito desde que iniciaram a parceria em maio deste ano. A dupla esteve três vezes na grama e foi campeã no ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha – na sequência o ATP 250 de Eastbourne e Wimbledon, Grand Slam em Londres, ambos na Inglaterra. Antes, o mineiro e o gaúcho disputaram o ATP 250 de Genebra, na Suíça, e Roland Garros, Grand Slam em Paris, na França, no saibro.
Foram finalistas no ATP 500 de Washington, o primeiro torneio em quadra dura, chegaram às quartas em Winston-Salem, e à segunda rodada no US Open. Na semana passada, pararam na estreia em Pequim e agora em Xangai, ambos na China. Além disso, jogaram pelo Time Brasil na Copa Davis, vencendo a Itália. São 13 vitórias até agora, com duas finais.
Leia também: