Medvedev estreia com vitória no Australian Open; Aliassime abandona jogo

Medvedev estreia com vitória sobre Jesper de Jong no Australian Open; Felix Auger-Aliassime abandona jogo por lesão.
Daniil Medvedev estreou com vitória no Australian Open (Crédito: @australianopen)

Finalista em 2021, 2022, 2024, Daniil Medvedev comprovou o bom momento e derrotou o holandês Jesper de Jong por 3 sets a 0, com parciais de 7-5, 6-2 e 7-6 (7-2), em duas horas e 43 minutos de partida, e avançou `^a segunda rodada do Australian Open de 2026.

“Quando jogo bem, sou agressivo. Quando jogo mal, a bola não sobe, então fico um pouco mais defensivo. [De Jong] também estava muito atrás da linha de base, e houve muitas vezes em que consegui movimentá-lo… em alguns momentos, eu poderia ter sido um pouco mais preciso, mas na primeira rodada nunca é fácil. Espero poder ser um pouco mais preciso na próxima rodada”, afirmou o russo.

Foi a primeira vitória de Medvedev em um Grand Slam em mais de um ano, tendo sido eliminado na segunda rodada do Aberto da Austrália de 2005 e na primeira rodada dos outros três Grand Slams.

Medvedev contratou Thomas Johansson, campeão do Aberto da Austrália de 2002, e Rohan Goetzke como seus novos treinadores após uma decepcionante eliminação precoce no Aberto dos Estados Unidos. Desde então, ele vem numa sequência de vitórias, chegando às quartas de final em seis dos seus últimos sete torneios, além de conquistar dois títulos de ATP 250.

“O ano passado foi difícil. Estou me sentindo ótimo com minha nova equipe, então não costumo ficar remoendo o passado. O que aconteceu no ano passado, aconteceu, e está tudo bem. Faz parte da carreira, faz parte da vida. Consegui terminar o ano [no ranking] em 12º ou 13º, o que, para ser sincero, é ótimo para muitos jogadores.”

O adversário de Medvedev na segunda rodada é Quentin Halys, o francês que venceu o chileno Alejandro Tabilo em sets diretos na segunda-feira.

Lesão tira Auger-Aliassime da disputa

Enquanto Medvedev seguia em frente, a segunda-feira foi menos generosa com o sétimo cabeça de chave, Felix Auger-Aliassime, que abandonou a partida de estreia contra Nuno Borges após o terceiro set devido a fortes cãibras na perna esquerda.

A dor começou a ficar incapacitante no terceiro set, e o canadense optou por tomar uma decisão difícil em vez de continuar jogando mesmo com a lesão. Borges avançou por 3-6, 6-4 e 6-4 (desistência).

“Não tenho todas as respostas agora. Estou tentando ser muito profissional em tudo o que faço, me preparar bem… Isso não acontecia antes, então terei que descobrir o que fazer. Eu simplesmente sabia que as coisas não estavam indo na direção certa. Não gosto de estar em quadra dessa forma. Quero estar em quadra vencendo. Quero estar em quadra competindo com meu oponente. Não quero ficar lá parado, sabe, como um saco de pancadas. Então não faz sentido, e você sabe, é hora de seguir em frente”, afirmou Alliassime.

Rublev segue em frente

O confronto de primeira rodada de Andrey Rublev no Aberto da Austrália de 2025 contra a sensação adolescente João Fonseca foi algo que nenhum cabeça de chave desejaria. Sua campanha em Melbourne em 2026 começou de forma muito mais tranquila na segunda-feira, com Rublev vencendo Matteo Arnaldi por 6-4, 6-2 e 6-3.

“Não estou pensando em qual é o meu nível, apenas encaro uma rodada de cada vez. Estou apenas tentando trabalhar e melhorar. Gosto de como estou jogando”, disse Rublev, que chegou às quartas de final do Aberto da Austrália em 2021, 2023 e 2024. 2024.

Rublev enfrenta Jaime Faria na segunda rodada. O português, vindo do qualifying, eliminou o belga Alexander Block, que entrou na chave dos lucky losers.

Veja também:

Tags: Australian OpenDaniil MedvedevFelix Auger-Aliassime

Compartilhe: