Felipe Meligeni Alves e Rafa Matos perderam para a dupla bela formada por Sander Gille e Joran Vieglen por 2 sets a 1, com parcias de 6-3, 7-5 e 6-4, em 1h39min de partida, e o Brasil venceu a Bélgica por 2 a 1 no confronto pela fase de grupos da Copa Davis.
Com o resultado, o Brasil depende de uma vitória da Itália sobre a Holanda neste domingo por 3 a 0 para garantir classificação para a fase final. Ao menos essa é a interpretação da CBT do regulamento da competição.
O artigo 59.2.3 diz que a classificação final em cada grupo será determinada pelos seguintes critérios, de acordo com a ordem:
59.2.3.1 maior número de pontos;
59.2.3.2 se dois países estiverem empatadas, então o confronto direto se aplica,
59.2.3.3 se três ou mais países estiverem empatadas, então a seguinte ordem aplica-se
(a) maior porcentagem de partidas vencidas;
(b) maior percentual de sets ganhos;
(c) maior percentual de jogos ganhos; então finalmente
(d) as posições das Nações sobre as Nações da Copa Davis
Na classificação atual, a Itália lidera o grupo com duas vitórias em confrontos, quatro jogos vencidos e dois perdidos. A Holanda está sem segundo, com uma vitória em confrontos, três jogos vencidos e três perdidos. O Brasil aparece em terceiro, com uma vitória em confrontos, quatro jogos vencidos e cinco perdidos. A Bélgica aparece em quarto, com o mesmo retrospecto que o Brasil.
Apesar de Holanda, Bélgica e Brasil terem uma vitória em confrontos, o critério utilizado para colocar os brasileiros na frente dos belgas está sendo o confronto direto porque os dois países estão empatados em número de jogos vencidos e perdidos.
Se a Itália vencer a Holanda por 3 a 0, os holandeses ficariam com três jogos vencidos e seis perdidos e o Brasil ainda se classificaria pelo confronto direto contra a Bélgica. Se a Holanda perder por 2 a 1, os três países ficariam empatados com quatro jogos vencidos e cinco perdidos. Nesse caso, a decisão iria para o set average. No momento, a Bélgica já leva vantagem sobre o Brasil nesse quesito. Ou seja, os belgas diputariam a vaga com os holandes.
Leia também: