Mirra Andreeva conquistou o título do WTA de Adelaide, na Austrália. Na madrugada deste sábado, a jovem russa venceu a canadense Victoria Mboko, que eliminou Bia Haddad na estreia, por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-1, em uma hora e quatro minutos, e conquistou o primeiro título da carreira em WTA 500.
“Primeiramente, quero parabenizar a Vicky e sua equipe. Vocês têm jogado de forma incrível desde o ano passado, e eu só quero parabenizá-las pela ótima semana. Espero que possamos chegar a muitas outras finais juntas no futuro, e desejo a vocês muita sorte para o resto da temporada. Não sei, acho que minha equipe vem a seguir. Mas sinto que foi tudo mérito meu. Não sei o que dizer. Tenho treinado muito. Tenho trabalhado, suado, e sinceramente, nem sei por que vocês estão aqui,” brincou a russa.
Ao longo de quatro partidas, Andreeva registrou 21 quebras de serviço em apenas 63 games. No saque, ela foi igualmente precisa, vencendo 89 de 125 pontos com o primeiro serviço — um pouco mais de 71%. Ela manteve na final. Andreeva quebrou o saque de Mboko cinco vezes e venceu 75% dos pontos com o primeiro serviço (e 67% com o segundo).
O título adiciona um troféu WTA 500 à sua coleção, que já incluía um WTA 250 e dois WTA 1000. Ela também possui um título WTA 1000 e um WTA 500 em duplas, além de uma medalha de prata em duplas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, todos com Shnaider como parceira.
A vitória fará com que Andreeva suba uma posição, para o 7º lugar no ranking da WTA, ultrapassando Jasmine Paolini. Para Mboko, a derrota marca sua primeira em uma final da WTA, após vencer as duas primeiras. Ainda assim, foi uma semana produtiva para a jovem estrela canadense, que subirá para a melhor posição da carreira, o 16º lugar, antes de sua estreia no Aberto da Austrália.
Veja também: