No Rio Open, Andre Agassi dá conselhos a João Fonseca

No Rio Open, Andre Agassi dá conselhos a João Fonseca
Andre Agassi encontrou com João Fonseca no Rio Open (Crédito: Divulgação/Fotojump)

Um dos maiores tenistas da história, o ex-número 1 do mundo Andre Agassi chegou nesta sexta-feira ao Rio Open, no qual será o responsável pela entrega do troféu ao campeão da 12ª edição do maior torneio da América do Sul, no Jockey Club Brasileiro, e falou sobre suas primeiras impressões, das lembranças do Brasil e do fenômeno carioca João Fonseca.

Logo que chegou ao Rio Open, o dono de oito títulos de Grand Slam se encontrou com os brasileiros João Fonseca e Marcelo Melo. Agassi esteve com o jovem carioca recentemente na Laver Cup e teceu elogios a ele.

“É ótimo estar de volta e ter uma desculpa para voltar ao Brasil. São muitas lembranças aqui. Eu só tive uma breve chance de caminhar pelo clube, que parece extraordinariamente bonito, tanto do ponto de vista das instalações, quanto da paisagem. É muito intimista”, afirmou.

De volta ao país onde conquistou o primeiro título ATP de sua carreira, o torneio de Itaparica em 1987, Agassi também falou sobre o desenvolvimento do tênis do período em que jogava para os dias atuais, a relação com o Brasil, os fãs sul-americanos e opinou sobre uma possível mudança de piso nos torneios da América do Sul.

“Eu tenho um lugar especial no meu coração por estar aqui por muitas razões. De todos os fãs de esportes e tênis aqui na América do Sul, e eu gosto de ver a equidade sendo compartilhada. Acho que a mudança de superfície poderia ter impacto nas decisões de alguns jogadores de virem para cá, porque esta é uma transição muito difícil para ir daqui direto para as quadras duras americanas, isso afeta os jogadores”, explicou.

João Fonseca também foi assunto para Agassi, que se encontrou com ele logo na chegada ao Jockey Club Brasileiro e ressaltou sua admiração pelo jovem talento brasileiro.

“Eu encontrei João rapidamente nas quadras de treino, passei uma semana com ele na Laver Cup e foi muito bom vê-lo novamente. Ele é obviamente uma sensação e tanto, mas também um ser humano ainda melhor, muito além da sua idade, mentalmente, emocionalmente, muito consciente do seu ambiente, dos processos. Eu sempre gosto de ver alguém que eu respeito tanto dentro e fora da quadra”, completou.

Agassi também comentou a alta expectativa em torno de Fonseca pela forma como o brasileiro conseguiu tão cedo se colocar no circuito e mostrar um alto nível de tênis, e as reações que acontecem em alguns momentos em que as coisas não saem como o esperado.

“As pessoas acham que ele deveria ganhar todas as partidas. É um grande elogio. Eu também o encorajaria a não viver de acordo com as expectativas de outras pessoas, não é sua responsabilidade. Ele sempre buscando melhorar é sua responsabilidade. Espero que ele tenha conforto nessa separação das expectativas de outras pessoas versus o que ele escolhe fazer e se concentrar por si mesmo”, disse o ex-número 1 do mundo.

“Ele tem o luxo de ser jovem, mas ele tem o fardo de ter tanta expectativa. E eu o conheço bem o suficiente para entender suas sensibilidades. Ele está emocionalmente além de sua idade, é muito inteligente intelectualmente e emocionalmente estável”, completou.

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *