Dez vezes campeão do torneio, Novak Djokovic teve um retorno triunfal ao Australian Open. Na manhã desta segunda, o sérvio venceu o espanhol Pedro Martinez por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-2, 6-2, em duas horas de partida, selando sua 100ª vitória na carreira em Melbourne Park.
O recordista de títulos do Aberto da Austrália agora mira superar a marca histórica de 102 vitórias no torneio, pertencente a Roger Federer. Djokovic agora soma 100 ou mais vitórias no Aberto da Austrália, Wimbledon e Roland Garros, sendo o único jogador a alcançar esse feito em três torneios do Grand Slam diferentes.
“O que posso dizer? Gostei do nome… Centurion é um nome muito bom. É ótimo ser um centurião com esses números. Fazer história é uma grande motivação, principalmente nos últimos cinco, dez anos da minha carreira. Quando me coloquei em posição de fazer história, fiquei ainda mais inspirado a jogar o meu melhor tênis. Tive muita sorte, logo no início, de encontrar pessoas que me ensinaram e me guiaram a pensar a longo prazo na minha carreira: não me desgastar muito cedo e tentar ter a carreira mais longa possível. Sou abençoado por ainda estar jogando neste nível”, afirmou Djokovic.
Avançando para a segunda rodada em sua 19ª participação consecutiva no Aberto da Austrália, Djokovic enfrentará o italiano Francesco Maestrelli, de 23 anos, vindo do qualifying. O estreante superou Terence Atmane por 6-4, 3-6, 6-7(4), 6-1, 6-1 para conquistar sua primeira vitória na chave principal de um Grand Slam.