
Oito brasileiros garantiram vaga nas oitavas de final do ITF M25 do Rio de Janeiro, que faz parte do Circuito Banco BRB/ENGIE de Tênis Profissional e acontece na Rio Tennis Academy, em Laranjeiras, na Zona Sul carioca. O evento só perde em importância para o Rio Open dos torneios masculinos realizados na cidade maravilhosa este ano e tem entrada gratuita ao público.
Pedro Sakamoto, quinto favorito, radicado no Rio de Janeiro, estreou com triunfo sobre o qualifier Rafael Tosetto por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 7-5, em jogo difícil diante do forte vento que entrou a partir do segundo set:
“Jogo complicado, primeiro set os dois entrando no ritmo, consegui dominar as ações nas entradas dos pontos principalmente, no segundo set com essas condições de vento nós dois começamos a perder um pouco a mão e aí foi pura competição. No final fui puro oportunista e fechei 7/5”, disse o jogador atual 416º colocado e que já esteve entre os 300 melhores.
“Estou muito focado no momento, no que preciso fazer no dia a dia, semana a semana, pensar no que já foi é difícil pois fica estacionado. Estou focado no presente de evoluir para conquistar meu espaço novamente para não perder esse caminho e comprometido no processo e no que pode acontecer”, disse o jogador, que terá pela frente o chileno Nicolas Bruna.
Pedro Boscardin virou batalha de 2h36min contra o confiante marroquino Taha Baadi, que vinha de final em Salvador (BA), vencendo por 3-6, 6-4 e 6-4.
“Jogo muito duro, condições difíceis, muito vento, agora (no final) com chuva, mas consegui lutar bastante estava com bastante dificuldade. Um pouco de sorte, mas saí com a vitória”, disse o atleta natural de Santa Catarina, mas que mora no Rio de Janeiro:
“Ainda não me sinto carioca, adoro a cidade, lembra algumas coisas de Santa Catarina, praias e etc. É muito legal ter uma cidade com tantos torneios, muitos centros de treinamento, jogadores, é bem massa”.
O brasiliense Paulo Saraiva, oitavo favorito, também assegurou vaga após triunfo sobre o lucky-loser francês Paul Valsecchi por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-3. Seu adversário será o qualifier e também brasileiro João Lago. Gabriel Schenekenberg, que passou o quali, superou Jeferson Wandler Filho por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-3 e terá pela frente o terceiro favorito, o boliviano Murkiel Dellien.
Na segunda-feira, Igor Gimenez e Nicolas Zanellato haviam conquistado a classificação com Zanellato tirando o principal favorito, o argentino Santiago Taverna em sua maior vitória da carreira.
Leonardo Storck e Bernardo Carvalho superados
Os jovens atletas da Rio Tennis, Leonardo Storck e Bernardo Carvalho, foram superados na primeira rodada. Storck, 107º do mundo e atleta da seleção brasileira de 16 anos, que disputará o Mundial em novembro, a Copa Davis juvenil, foi superado pelo mexicano Rafael De Alba por 6/2 7/5 enquanto que Bernardo caiu diante do chileno Bruna por 6/3 6/2.
Resultados desta Terça-Feira (7/10):
(2) Lautaro Midon (ARG) 2×0 (Q) Victor Pagotto (BRA) 6/3 6/1
(3) Murkiel Dellien (BOL) 2×0 (Q) Victor Rocha (BRA) 6/1 6/1
(4) Pedro Boscardin (BRA) 2×1 Taha Baadi (MAR) 3/6 6/4 6/4
(5) Pedro Sakamoto (BRA) 2×0 (Q) Rafael Tosetto (BRA) 6/2 7/5
(8) Paulo Saraiva (BRA) 2×0 (LL) Paul Valsecchi (FRA) 6/2 6/3
Eduardo Ribeiro (BRA) 2×0 (Q) Glauco Júnior (BRA) 6/3 6/2
Rafael De Alba (MEX) 2×0 Leonardo Storck (BRA) 6/2 7/5
(Q) Gabriel Schenekenberg (BRA) 2×0 (Q) Jefferson Wandler (BRA) 6/2 6/3
Nicolas Bruna (CHI) 2×0 Bernardo Carvalho (BRA) 6/3 6/2
(Q) João Lago (BRA) 2×1 (Q) Ryan dos Santos (BRA) 6/4 3/6 6/3
Jogos de Oitavas de Final definidos
Nicolas Zanellato (BRA) x Nicolas Valdes (CHI)
Billy Suarez (EUA) x (7) Igor Gimenez (BRA)
(3) Murkiel Dellien (BOL) x (Q) Gabriel Schenekenberg (BRA)
Tomas Martinez (ARG) x (6) Lorenzo Martinez (ARG)
(5) Pedro Sakamoto (BRA) x Nicolas Bruna (CHI)
Eduardo Ribeiro (BRA) x (4) Pedro Boscardin (BRA)
(8) Paulo Saraiva (BRA) x (Q) João Lago (BRA)
Rafael De Alba (MEX) x (2) Lautaro Midon (ARG)
Leia também: