Primeiro título de João Fonseca completa um ano; Relembre como foi a conquista

Primeiro título de João Fonseca completa um ano; Relembre como foi a conquista
João Fonseca conquistou o Challenger de Lexington no ano passado (Crédito: Divulgação)

O primeiro título de João Fonseca como profissional completa um ano nesta segunda-feira. No dia 4 de agosto de 2024, ainda com 17 anos, o brasileiro venceu o australiano Li Tu, de 28 anos e então número 222 do ranking, por 2 sets a 0, parciais de 6-1 e 6-4, em apenas 1h14min de partida, e conquistou o título do Challenger de Lexington, nos Estados Unidos.

João Fonseca repetiu o feito do atual número 1 do mundo, Jannik Sinner, que também conquistou o título do Challenger de Lexington com apenas 17 anos. Curiosamente, os dois se encontraram neste domingo durante os treinos para o Masters 1000 de Cincinnati.

A campanha

João Fonseca começou o torneio na 214ª posição no ranking da ATP. Na estreia, o brasileiro venceu o japonês Kaichi Uchida por 2 sets a 0, com um duplo 6-3. Na segunda rodada, o tenista teve a partida mais dura no torneio diante do canadense Liam Draxl e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-3) e 7-5.

Nas quartas de final, João Fonseca reencontrou o canadense Gabriel Diallo, que o havia vencido uma semana antes no Challenger de Chicago, e passou com autoridade por 2 sets a 0, com um duplo 6-2.

Na semifinal o adversário do brasileiro foi o francês Hugo Granier e João Fonseca venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 7-5.

Outros títulos

Depois do Challenger de Camberra, João Fonseca conquistou outros três títulos. Em dezembro do ano passado, o brasileiro conquistou de forma arrasadora e invicta o Next gen Finals. torneio que reúne os oito melhores tenistas com menos de 20 anos no circuito. Na final, João Fonseca venceu o americano Learner Tien por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 2-4, 4-3 (10-8), 4-0 e 4-2, em uma hora e 25 minutos de partida.

No começo de 2025, João Fonseca conquistou o título do Challenger 125 de Camberra, na Austrália. O brasileiro venceu na final o americano Ethan Quiin por 2 sets a 0, com um duplo 6-4, em uma hora e 12 minutos de partida.

Em fevereiro, João Fonseca conquistou o primeiro título da ATP em Buenos Aires, na Argentina. Na decisão, o brasileiro venceu o argentino Francisco Cerundolo, atual número 28 do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-6 (7-1), em uma hora e 45 minutos de jogo.

Leia também:

Tags: Challenger de LexingtonJoão Fonseca

Compartilhe: