
Coleman Wong fez história no US Open nesta quinta-feira. O tenista, de 21 anos e número 173 do ranking da ATP, venceu o australiano australiano Adam Walton por 3 sets a 1, com parciais de 7-6 (7-5), 6-2, 4-6 e 6-4, e se tornou o primeiro tenista de Hong Kong a chegar à terceira rodada de um torneio do Grand Slam.
“Isso é algo com que eu sonhava, continuar em um Grand Slam. É um dos maiores torneios do mundo. No momento, ainda estou digerindo, então preciso me acalmar”, afirmou o tenista.
Wong começou a jogar tênis quase por acidente. Aos cinco anos, ele substituiu a irmã mais velha em uma clínica de tênis no Victoria Park, em Hong Kong. Aos 16 anos, foi para a Espanha para treinar na Academia Rafael Nadal
“Eu nunca tinha ido à Espanha e mal tinha ido à Europa antes. Então, para um garotinho de Hong Kong ir até a Espanha, foi difícil”, disse Wong, que se apoiou na amizade com a também histórica Alexandra Eala, das Filipinas, para superar os momentos de solidão.
“Para mim e para a Alex, estamos fazendo coisas que ninguém tinha feito antes. Estamos muito felizes um pelo outro. Me mudei para lá (Espanha( e a Alex me ajudou muito a me acostumar com o ambiente, porque ela ficou lá por muito tempo. Levei um ano para me adaptar”, afirmou o tenista, que recebeu mensagens de apoio de Rafael Nadal e de seu tio Toni após a vitória.
Na terceira rodada, Coleman Wong terá um desafio ainda maior pela frente. Ele vai enfrentar o russo Andrey Rublev, cabeça de chave número 15, que venceu o americano Tristan Boyer por 3 sets a 1.
Leia também: