Rafael Matos e Orlando Luz emplacaram mais uma vitória e asseguraram vaga nas quartas de final do Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada, disputado em Melbourne, na Austrália. Os brasileiros passaram por mais uma dupla favorita, agora os cabeça de chave 10, o sueco Andre Goransson e o indiano Yuki Bhambri, por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (9-7) e 6-3.
Orlando e Matos repetem o melhor resultado deles em Grand Slams. Orlando parou nesta fase em Roland Garros ano passado com o croata Ivan Dodig enquanto que Matos fez quartas ano passado em Wimbledon com Marcelo Melo e no Aberto da França com o espanhol David Vega em 2022.
Com as campanhas, Rafa vai subindo dez posições e indo ao 33º posto como novo número 1 do Brasil enquanto que Orlando vai subindo seis degraus e indo ao 53º.
“Mais um bom jogo nosso. Primeiro set duro do início até o fim. Eles estavam sacando muito bem. Foi mantido a gente ter mantido nossos games de saque para chegar ao tie-break. No desempate abrimos 6 a 3, tivemos dois saques, não fechamos. Importante manter a cabeça boa no 6 a 6 para fechar o set. No segundo a gente perdemos um game no 2 a 2, um saque que era pra ter fechado, nos atrapalhamos em um ponto, mas faz parte. Foi importante dar a volta por cima depois dessa quebra. Mantivemos a cabeça no lugar e elevamos o nível para fazer quatro games seguidos”, disse Matos.
“Mais uma grande vitória, jogo duríssimo, momentos difíceis aconteceram e lidamos muito bem. Continuamos lutando, vencemos o primeiro set, segundo set break abaixo,sem desespero. Foi mais um baita jogo, estamos bem entrosados, confiantes e muito felizes com as quartas”, afirmou.
Nas quartas de final os brasileiros encaram os cabeças de chave 3, o argentino Horacio Zeballos e o espanhol Marcel Granollers, ainda sem data e horário confirmados.
“Agora é contra Granollers/Zeballos. Enfrentei eles em Roland Garros, perdi jogo duro, eles foram campeões. Vamos em busca de fazer um bom jogo, desempenhar o nosso tênis. Sabemos que se pusermos em quadra o que estamos fazendo nos jogos, teremos chances de ganhar. Agora é recuperar e prearar bem taticamente para jogar essas quartas de final”, afirmou Luz.
“Feliz com as quartas, mais um jogo grande contra os cabeças 3, que têm vários grandes resultados, mas estamos muito bem, jogando e ganhando de duplas boas nas últimas três semanas. Estamos motivados e querendo bastante essa vitória”, completou Matos.