
O SP Open terá como campeã uma estreante na galera de conquistas de WTA 250. A francesa Tiantsoa Rakotomanga Rajaonah, de apenas 19 anos, a indonésia Janice Tjen, de 23, decidem neste domingo, a partir das 15h, o título de simples na Quadra Central Maria Esther Bueno.
Tenista da nova geração francesa, Rakotomanga Rajaonah derrotou neste sábado a mexicana Renata Zarazua, algoz da brasileira Bia Haddad, por 2 sets a 0, com um duplo 6-2, em 1h21. Depois da semifinal, ela lembrou que esteve perto de ser eliminada na primeira rodada. Desde então, não perdeu mais nenhum set no torneio.
“É uma experiência completamente nova e estou muito feliz com isso. Ainda não consigo acreditar. Na primeira rodada, eu estive a um ponto de perder, então estar aqui agora é simplesmente maravilhoso”, disse a francesa.
“Sinceramente, depois da primeira partida. Eu estava perdendo por 5-0 no terceiro set, com match points contra mim, mas consegui virar e vencer. Isso me deu muita confiança para o resto da semana”, completou.
Em ascensão na segunda temporada jogando o circuito profissional depois de se formar em sociologia pela Pepperdine University, nos Estados Unidos, a indonésia Janice Tjen conseguiu mais uma vitória sem ceder sets na semifinal contra a britânica Francesca Jones e fechou com parciais de 7-6 (7-0) e 6-3, em 1h34.
Tjen se tornou a primeira tenista da indonésia em uma final de WTA em 23 anos. A última havia sido Angelique Widjaja, campeã na Tailândia em 2002.
“Eu conheço um pouco a Angelique Widjaja, já tive a oportunidade de encontrá-la algumas vezes e conversar um pouco com ela. Me sinto muito sortuda por isso. Essa final significa muito — não só para mim, mas para o meu país, para a Indonésia e para todas as crianças que sonham com isso”, disse sobre a marca superada.
“Todo jogo tem seus desafios, não só uma final. Claro que amanhã tem mais em jogo e seria incrível conquistar o título, mas, por enquanto, estou apenas processando o que aconteceu hoje, analisando com meu técnico o que podemos melhorar e me preparando para jogar ainda melhor”, completou sobre a possibilidade do primeiro título.
Leia também: