A República Tcheca está na fase final da Copa Davis. Neste final de semana, os tchecos venceram os Estados Unidos por 3 jogos a 2, com destaque para Jiri Lehecka, que venceu os dois confrontos de simples e uma vitória decisiva da revelação Jakub Mensik no jogo decisivo do confonto
Quando Austin Krajicek e Rajeev Ram triunfaram em uma partida de duplas bastante disputada no sábado, em Delray Beach, parecia que os Estados Unidos estavam no controle do confronto. Com a vitória de Lehecka diante de Frances Tiafoe e de Taylor Fritz sobre Jakub Mensik, os americanos fizeram 2-1 para os time da casa.
No entanto, Lehecka surpreendeu Taylor Fritz, o 5º colocado no ranking da ATP da PIF, mantendo vivas as esperanças da República Tcheca. Jakub Mensik então garantiu o empate para seu país por 3 a 2 com uma vitória no fim da noite contra Frances Tiafoe.
“Estou super orgulhoso, pelos rapazes, pela equipe. Por todo o trabalho duro, esta é a melhor recompensa que podemos receber: vencer esta noite e, claro, ir para Bolonha. Mas, mais uma vez, muito obrigado a esta equipe e a esses rapazes pelo desempenho e pelo que deixaram de fora em quadra. Foi realmente ótimo”, afirmou o capitão da República Tcheca, Tomas Berdych:
Mensik ganhou destaque neste ano com uma trajetória de conto de fadas rumo ao título no evento Masters 1000 de Miami e, mais uma vez, fez sucesso nos Estados Unidos.
“Não estou falando apenas por mim agora, mas por toda a equipe. Fizemos um trabalho incrível na semana passada. Eu fui o último a entrar em quadra, mas durante os dois dias todos se esforçaram muito. Acreditamos, mesmo quando houve momentos ruins naqueles dois dias. Estou obviamente feliz com a minha equipe por termos nos classificado novamente, então é uma sensação incrível agora”, afirmou Mensik.