Aryna Sabalenka é a campeã do WTA 500 de Brisbane, na Austrália. Na madrugada deste domingo, a número 1 do mundo venceu a russa Polina Kudermetova por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-3 e 6-2, e conquistou o título do torneio pela segunda vez na carreira (a primeira foi em 2023).
Foi o 18º título da carreira de Sabalenka, o quarto conquistado na Austrália. Ele é bicampeã do Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada, e vai buscar a partir da próxima semana ser a primeira mulher a conquistar três títulos em Melbourne desque que Martina Hingis conseguiu o feito entre 1997 e 1999.
“Definitivamente sinto meu jogo muito bem. Mentalmente, fisicamente, estarei pronta para o Aberto da Austrália. Muito feliz com a forma como a semana foi. Ter este troféu indo para o major é muito importante”, afirmou Aryna Sabalenka.
Na final deste domingo, Sabalenka conseguiu um quebra no primeiro game, mas Kudermetova devolveu a quebra no sexto e empatou o primeiro set em 3-3. Com a número 1 do mundo sacando em 4-5, a russa, de apenas 21 anos, conseguiu uma segunda quebra e fechou a parcial em 6-4.
“Eu tive uma quebra no primeiro set. Eu estava tentando jogar muito conservadora, eu diria. Eu não estava seguindo o plano. Esse foi o momento em que tudo deu certo para ela e ela estava, tipo, quebrando a bola. Parece que tudo está entrando. Eu estava tipo, eu não posso fazer muito nessa situação”, analisou Sabalenka.
Em desvantagem, a bielorussa mostrou porque é a atual número 1 do mundo. Sabalenka elevou o nível do jogo e venceu os dois sets seguintes, por 6-3 e 6-2, para conseguir a virada na partida e o título.
“Naquele segundo set, eu apenas a coloquei sob um pouco de pressão. Eu vi a maneira como ela estava reagindo, a maneira como ela estava jogando. Ela estava apressando muito as coisas. Eu estava tipo, eu vou ficar agressiva, continuar pressionando, continuar balançando a bola e espero conseguir virar o jogo”, analisou a tenista.
Polina Kudermetova, que precisou passar pelo quali para entrar na chave principal, é a irmã mais nova da ex-nº 9 Veronika Kudermetova. No torneio, ela conseguiu a primeira vitória diante de uma Top-10 na carreira (Daria Kasatkina) e vai entrar no Top-100 do ranking.
Leia também: