Grande sensação do WTA 1000 de Montreal, a canadense Victoria Mboko conquistou um dos títulos mais importante da carreira juvenil no Rio Grande do Sul, em 2022. A tenista, então com 15 anos, foi campeã da Brasil Juniors Cup sem perder sets no torneio.
Na noite desta quinta-feira, Victoria Mboko enfrenta a ex-número 1 do mundo Naomi Osaka em busca do primeiro título como profissional. A partida começa às 19 horas e terá transmissão da Espn e Disney +.
Em 2002, Victoria Mboko venceu na estreia na Brasil Juniors Cup a neozelandesa Vivian Yan por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-4) e 6-3. Nas oitavas de final, a canadense superou a americana Ahmani Guichard por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 6-3.
Nas quartas de final, a vítima foi a tcheca Lucie Havlickova, que foi derrotada por 6-1 e 6-2. Nas semifinais, Victoria Mboko fez o confronto mais equilibrado e venceu a compatriota Annabelle Xu por 7-5 e 7-6 (7-5). Na decisão, a tenista venceu outra canadense, Mia Kupres, por 7-6 (7-5) e 6-2.
Seis brasileiras disputaram a Brasil Juniors Cup de 2022, mas apenas uma superou a primeira rodada, Maria Luisa Oliveira, que parou na argentina Luciana Moyano. Maria Carolina Turchetto, Olivia Carneiro, Ana Candiotto, Gabriela Felix da Silva e Carolina Laydner foram derrotadas na estreia.