A Suíça e os Estados Unidos, atuais campeões, são os dois primeiros semifinalistas da United Cup 2026. Os dois países aguardam os adversários na próxima fase em confrontos que acontecem entre a noite desta quarta e a madrugada de quinta-feira.
Belinda Bencic e Jakub Paul garantiram a vaga da Suíça nas semifinais ao vencerem a dupla mista contra os argentinos Maria Lourdes Carle e Guido Andreozzi por 2 sets a 0, com um duplo 6-3.
Mais cedo, o argentino Sebastian Baez manteve seu início perfeito de temporada ao derrotar Stan Wawrinka por 2 sets a 0, com parciais de 7-5, 6-4. Na partida de estreia, Bencic derrotou Solana Sierra por 2 sets a 0, com um duplo 6-2, em uma hora e 17 minutos.
A Suíça enfrentará a Bélgica ou a República Tcheca nas semifinais em Sydney.
Os Estados Unidos também garantiram a classificação apenas no confronto de duplas mistas. Após perderem o primeiro set, Coco Gauff e Christian Harrison se recuperaram de uma atuação inspirada de Stefanos Tsitsipas e Maria Sakkari e fecharam o jogo por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-4 e 10-8, mantendo vivas as esperanças do país de conquistar o terceiro título da United Cup nos últimos quatro anos.
Os Estados Unidos agora viajarão para Sydney para enfrentar o vencedor do confronto entre Polônia e Austrália pelas quartas de final. A outra partida das quartas de final, também em Perth, será entre Suíça e Argentina.
“Estou muito feliz por termos conseguido avançar. Senti que estava jogando muito bem hoje e que o Christian também estava jogando muito bem, e eu sabia que, assim que tivéssemos algumas oportunidades, o jogo acabaria pendendo para o nosso lado”, afirmou Gauff.
A tenista deu aos americanos uma vantagem inicial com uma vitória sobre Sakkari por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-2, mas Tsitsipas respondeu com um triunfo por 6-4, 7-5 sobre o número 9 do mundo, Taylor Fritz – sua primeira vitória contra um Top 10 em mais de 18 meses.
Veja também: