A medalha de ouro do torneio de tênis feminino dos Jogos Olímpicos de Paris será histórica. Nesta sexta-feira, Zheng Qinwen e Donna Vekic garantiu vaga na decisão da competição, que acontece no complexo de Roland Garros, e podem dar uma medalha inédita para os respectivo países.
Zheng Qinwen protagonizou a maior surpresa do dia. A chinesa venceu a número 1 do mundo, Iga Swiatek, por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 7-5, em 1h51min de partida, e interrompeu uma série 23 vitórias seguidas da polonesa em competições no saibro. Qinwen é a primeira tenista chinesa a atingir uma final de Jogos Olímpicos.
“Eu já fiz história, mas não quero parar ainda”, afirmou a tenista.
A segunda finalista também já fez história. Donna Vekic venceu a eslovava Anna Schmiedlova, que eliminou a brasileira Bia Haddad, por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-0, em apenas 1h05min, para se tornar a primeira croata a atingir a final de Jogos Olímpicos em qualquer gênero (masculino e feminino).
A final feminina vai acontecer no sábado. Nesta sexta, Iga Swiatek e Anna Schmiedlova disputam a medalha de bronze, por volta das 11 horas (horário de Brasília)
Leia também: