
A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) confirmou nesta quinta-feira que o tenista brasileiro Mateo Barreiros Reyes, de 24 anos, além do peruano Conner Huertas del Pino, de 29 anos, do Peru, e do colombiano Andrés Urrea, de 30 anos, estão suspensos provisoriamente pelo Programa Antidoping do Tênis (TADP).
Os três tenistas forneceram amostras durante a competição em um no Challenger de Bogotá, na Colômbia, em 14 de maio de 2025. As amostras foram divididas em amostras A e B, e a análise subsequente constatou que as amostras A dos jogadores continham boldenona, substância proibida pelo TADP, na categoria de Agentes Anabolizantes. A boldenona é uma substância não especificada e nenhum dos jogadores possuía uma AUT válida para a substância.
Em 7 de julho de 2025, a ITIA enviou a cada jogador uma notificação prévia de violação da Regra Antidoping, nos termos do Artigo 2.1 do TADP (presença de uma Substância Proibida na Amostra de um Jogador) e/ou do Artigo 2.2 (Uso de uma Substância Proibida sem uma Isenção de Uso Terapêutico (IUT) válida). A suspensão provisória obrigatória para cada jogador entrou em vigor a partir de 7 de julho de 2025.
Os jogadores têm o direito de solicitar ao Presidente do Tribunal Independente o levantamento de suas suspensões provisórias. Até o momento, nenhum jogador apresentou tal solicitação.
Enquanto estiverem provisoriamente suspensos, Huertas del Pino, Barreiros Reyes e Urrea estão proibidos de jogar, treinar ou participar de qualquer evento de tênis autorizado ou sancionado pelos membros da ITIA (ATP, ITF, WTA, Tennis Australia, Fédération Française de Tennis, Wimbledon e USTA) ou por qualquer associação nacional.
A ITIA é um órgão independente criado por seus membros do tênis para promover, incentivar, aprimorar e salvaguardar a integridade de seus eventos profissionais de tênis.
Leia também: